share on:

Img_IconeBaixar_680px

19 de janeiro de 2019

Leitura Bíblica: Habacuque 1.2-4

No evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé” (Rm 1.17).

Basta olhar rapidamente um jornal impresso ou televisivo para deparar-se com notícias sobre violência, injustiças, etc. Parece que a cada dia tudo fica ainda mais complicado. Diante da situação em que vivemos, é comum perguntar: “Até quando, Senhor?” O reino de Judá antes da conquista por parte dos babilônicos vivia tal circunstância. No livro de Habacuque, o profeta reflete sobre estas situações tão comuns na História: injustiça, opressão, violência e impiedade.

No texto da leitura de hoje, Habacuque questiona Deus acerca desta impunidade, perplexo por não ver sua ação justa. Ele obtém resposta, mas esta é estarrecedora: Deus usaria uma nação ainda mais complicada para disciplinar o povo judeu. Diante disso, o profeta segue em suas queixas e ouve uma explicação que muito tempo depois seria o ponto de partida para a Reforma de Lutero: o justo, isto é, o filho de Deus viveria pela fé (Hc 2.4). Ou seja: ainda que houvesse injustiça e esta fosse punida por meio de um povo ainda mais injusto, no fim o que importaria era confiar no Senhor, pois ele seria Salvador dos que cressem nele. Diante de tal argumento, o profeta conclui que, mesmo na pior das situações, o Senhor ainda seria o motivo de sua alegria; o Deus de sua salvação (Hc 3.18).

Como o profeta, temos a perspectiva de que a vida continuará difícil ainda por muito tempo. Diante de tal certeza, poderíamos desanimar ou esmorecer, mas não devemos fazê-lo. Ainda que o mundo esteja cheio de aflições, podemos crer no Senhor Jesus, que venceu o mundo (Jo 16.33). Mesmo que a perspectiva aqui na Terra não seja boa, é certo que todo aquele que crer na obra de Cristo, um dia terá com ele no Céu uma vida de plena paz, alegria e para sempre livre de sofrimentos, opressões e injustiças. – Cléber Mateus de Moraes Ribas

Melhor que perguntar até quando haverá injustiça é viver com fé em Deus e crer em sua Palavra




 
 
Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.
 
 
 


Confira as devocionais anteriores!

18/01/2019

17/01/2019

16/01/2019

15/01/2019