share on:
Img_IconeBaixar_680px

11 de Setembro de 2020

Leitura Bíblica: Zacarias 1.1-6

Voltem para mim, e eu me voltarei para vocês, diz o SENHOR dos Exércitos (Zc 1.3b).

O texto de hoje é um convite ao arrependimento. Zacarias nos faz reconhecer a realidade da ira de Deus (v. 2). Ela foi demonstrada aos israelitas que se recusaram a ouvir a mensagem dos profetas e por isso foram punidos por meio do exílio, da destruição de Jerusalém e do templo. O povo não andou nos caminhos do Senhor e deveria arrepender-se para viver de acordo com a vontade divina. Não haveria outra opção para contar com o seu auxílio. Em vez de imitar a conduta errada de seus antepassados, tinham que dar passos seguros e concretos na direção de Deus. Isto nos desafia, pois só podemos contar com a presença de Deus quando nos voltamos arrependidos para ele. Também nos faz perceber a aceitação de Deus (v. 3). Depois do cativeiro, o remanescente precisava aprender a lição e confiar no Senhor para o seu próprio bem. Esta nova geração tinha de entender que Deus os aceitaria se eles o buscassem. Ele sempre nos surpreende! O plano de Deus para o seu povo era o restabelecimento de Judá por meio do Messias que viria futuramente. A mensagem de Zacarias nesse aspecto era repleta de promessas e de esperança.

Contudo, não podemos esquecer que a vida com Deus se manifesta quando a pessoa se afasta dos maus exemplos (v. 4-5). Deus é santo: apesar de amar o seu povo, odeia o pecado (a desobediência). Na mente dos ouvintes de Zacarias, ainda estavam frescos os ensinamentos do cativeiro como consequência de seus pais terem defraudado o Senhor, que sempre exigiu santidade do seu povo. Tinham que deixar de lado aquele fútil procedimento. Além disso, ao arrepender-se deviam atender os estatutos divinos (v. 6), o que implica aceitar o tratamento imposto por Deus.

Hoje também devemos estar atentos para a necessidade de arrependimento. A misericórdia e o perdão de Deus estão disponíveis a todos os arrependidos! – Itamir Neves Souza

O arrependimento é o início da vida com Deus: o único modo de obter seu perdão e reconciliar-se com ele!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!