share on:
Img_IconeBaixar_680px

29 de Maio de 2019

Leitura Bíblica: Lucas 10.38-42

Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você (Sl 32.8).

Inquieta. Preocupada. Agitava-me de um lado ao outro. Assim estava eu, ocupada com muitas tarefas. No fundo, sabia que tudo isso era devido à ansiedade, mas foi preciso pensar sobre Marta e Maria para entender o atual episódio da minha própria história.

Aquele momento descrito por Lucas nos mostra duas mulheres assumindo papéis diferentes: uma de aprendiz e outra de serva. No decorrer do relato, vemos que Jesus elogiou a atitude de Maria. Talvez nesse ponto você possa perguntar: “Mas existe algo errado em servir?

Em querer que tudo fique perfeito, organizado e limpo e que as tarefas estejam concluí­das?” A questão não era o trabalho em si, mas as prioridades de Marta. Ao realizar seu serviço, mesmo que se dedicasse a agradar Jesus, acabou deixando o Senhor e seu precioso ensino de lado.

Aí está também o nosso desafio: não nos desgastar preocupando-nos excessivamente, saber o que realmente importa e conseguir planejar nosso tempo com base no essencial, trabalhando dentro da parte que cabe a nós em cada dia.

Talvez essa fosse a dificuldade de Marta: reconhecer quando é hora de parar, descansar e apenas ouvir. Olhar para ela me faz pensar em quantas vezes permitimos que nossa ansiedade por querer algo acabe minando o nosso relacionamento com as pessoas. No entanto, quando nos lembramos de que cada um tem o seu próprio ritmo, acompanhamos o passo do outro e evitamos consequentemente o esgotamento.

Não sabemos quais eram os serviços de Marta, apenas que ela fazia, fazia e parecia cansada, ao ponto de questionar Jesus se ele se importava ou não. Será que ela perguntou a si mesma antes o que o Mestre realmente queria para aquele momento? Se tivesse feito isso, talvez Marta compreendesse desde o início: mais do que o fruto do seu trabalho, ele deseja que seus discípulos estejam com ele e ouçam seu ensino. – Angel de Andrade Blumer Gonçalves Larsen da Silva


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.