share on:
Img_IconeBaixar_680px

15 de Outubro de 2019

Leitura Bíblica: Lucas 6.46-49

[Aquele] que ensina, esmere-se no fazê-lo (Rm 12.7b, ara).

As pessoas chamavam Jesus de diversas formas, mas o título que mais destaca sua principal atividade aqui na terra foi o de “Mestre”. Hoje, essa palavra nos remete a alguém que estudou, defendeu uma tese e domina determinada área do conhecimento. Jesus não era um mestre no sentido acadêmico, mas alguém com profunda sabedoria e instrução para a vida. Seu estilo de vida era de constante ensino por meio de atitudes incríveis e (segundo os professores de hoje!) avançadas técnicas pedagógicas. Jesus preparou um grupo extremamente improvável (seus 12 discípulos) para lançar os alicerces do Cristianismo, que atravessa os séculos. Ele soube ensiná-los. E persistiu com eles até que eles aprendessem! No texto bíblico de hoje, Jesus mostra que o aprendizado real acontece quando o aluno pratica o que lhe foi ensinado!

Vivemos num país cujos sucessivos governos não desejam de fato ensinar seu povo. A educação não é prioritária. Os professores não são bem pagos nem valorizados. Aos alunos oferece-se um ensino fraco, repetitivo, não crítico, não libertador. Muitos governos desejam que o povo permaneça na ignorância. Não basta construir ou pintar escolas. É preciso valorizar, equipar, instruir os mestres para que estes ensinem crianças e jovens a viver e ser um cidadão pleno. Nosso país tem sido construído sobre a areia. Os brasileiros precisam aprender a construir uma sociedade que luta para fincar seus pés na rocha, para que sua vida e sua dignidade não sejam levadas pela água. E você, cristão, tem papel fundamental nisso, seja professor ou não, pois a única forma de chegar lá é ouvir o Mestre Jesus chamando a todos para viver a potencialidade da vida para a qual foram criados, em comunhão com Deus e em dignidade e plenitude no lugar onde vivem. E isso não se aprende na escola, mas na palavra de Deus. Por isso, não desista, nem pare de ensinar até que todos aprendam a praticá-la! – Wanderley de Mattos Júnior

Jesus deixou ordem para que seus seguidores “façam discípulos”, isto é, que ensinem outros a segui-lo.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.