share on:
Img_IconeBaixar_680px

22 de Março de 2019

Leitura Bíblica: 1 Samuel 17.57-18.4

O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade (Pv 17.17).

É comum ouvir que quando estamos com um bom trabalho, abastados e bem-sucedidos na vida temos um número bem grande de amigos à nossa volta; mas se perdermos tudo, em pouco tempo restam poucos ou mesmo nenhum. Isto, na maioria das vezes, é bem real, pois poucas amizades são verdadeiras.

A amizade é muito importante, inclusive no casamento. Este rela­cionamento exige parceria e respeito entre o marido e a esposa. Isto fará com que as promessas feitas no altar se cumpram, mesmo que venham tempos ruins. Também é preciso que ele seja revestido de humildade e de cumplicidade que aprofundem cada vez mais os laços de um convívio mútuo duradouro.

No texto de hoje lemos a respeito de Davi, um pastor de ovelhas escolhido para ser o novo soberano de Israel (Saul ainda estava no trono). O rei mandou chamá-lo para tocar harpa e ajudá­‑lo com os problemas que enfrentava, e demonstrou gostar do jovem. Nasceu uma grande amizade entre Davi e Jônatas, filho de Saul. Além disso, ele se tornou genro do rei ao casar-se com Mical.

Davi era reconhecido como um bom guerreiro e já havia livrado os israelitas dos filisteus ao matar o gigante Golias (1Sm 17.48-51). Por obter vitórias nas batalhas, sua popularidade se sobrepôs à do rei. Isto gerou ciúmes em Saul e em pouco tempo a amizade se transformou em ódio, tanto que durante um de seus acessos de loucura tentou encravar Davi na parede com sua lança (1Sm 19.10a). Davi teve de fugir e para isso recebeu a ajuda de Mical. Depois, teve absoluta convicção dos planos de Saul por meio de Jônatas (1Sm 20). Estes dois filhos do rei gostavam muito de Davi e conseguiram livrá-lo do próprio pai, que queria matá-lo. Que também tenhamos amigos verdadeiros: fiéis e que nos ajudem nos momentos difíceis (veja o versículo em destaque). Acima de tudo, Jesus Cristo oferece sua amizade a quem nele crer. Ele é o melhor amigo que podemos ter, pois nunca falha! – José Donato Cavalheiro

Valorize as verdadeiras amizades e tome cuidado com as oportunistas e interesseiras.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.