share on:
Img_IconeBaixar_680px

20 de Julho de 2019

Leitura Bíblica: 2 Samuel 1.25-26

Surgiu tão grande amizade entre Jônatas e Davi que Jônatas tornou­‑se o seu melhor amigo (1Sm 18.1b).

O surgimento das redes sociais banalizou um pouco a expressão “amigo”. Podemos ter mais de mil amigos virtuais, mas na verdade a maioria não passa de desconhecidos. Isto é apenas reflexo de algo que sempre existiu. Lembro-me de que passei por um período de grande tristeza, ainda nos tempos em que as redes sociais não existiam, e também naquela época só pude contar com dois de meus mais de cem amigos – os verdadeiros são poucos, porém valiosos.

A Bíblia traz alguns exemplos de amizade verdadeira, um deles no texto de hoje. Davi e Jônatas tinham tudo para serem rivais. Um era o sucessor direto do rei Saul. O outro fora escolhido por Deus para esta posição. Mas a amizade entre eles foi tão grande que Jônatas reconheceu Davi como seu futuro rei e este, ao saber da morte do primeiro, lamentou-a profundamente, afirmando que dava mais valor a este relacionamento do que ao amor das mulheres. Obviamente não se pode confundir este laço fraterno: era puramente uma amizade sincera. Quando vemos o exemplo destes dois amigos, podemos pensar que talvez não tenhamos pessoas assim em nossas vidas.

 Mas creio que é mais importante refletir se estamos sendo como eles em relação a outros. Afinal, uma amizade verdadeira brota do desejo espontâneo e sincero de amar alguém fraternalmente, mais até que a si mesmo. E assim lembramos do exemplo máximo deste amor: Jesus. Ele resumiu essa postura em uma frase, ao afirmar que “ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles” (Jo 15.13, ntlh). E assim o fez, entregando-se voluntariamente para que fôssemos libertos da condenação e pudéssemos, por meio da fé nele, viver eternamente ao seu lado.

Quando aceitamos o seu convite de amizade, ele se revela como nosso melhor amigo e então nos capacita a ser bons amigos também para outras pessoas. – Cléber Mateus de Moraes Ribas

Mais importante que ter amigos é ser um bom amigo.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.