share on:
Img_IconeBaixar_680px

20 de Julho de 2020

Leitura Bíblica: Lucas 11.5-8

Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno (Jo 15.14).

Então, você tem um amigo como o da leitura bíblica? Alguém em cuja porta você sabe que poderia bater no meio da madrugada, caso precisasse?! Isso se chama intimidade! É o tipo de proximidade que só amigos de verdade têm: a importunação não é vista como falta de bom senso, mas como liberdade de acesso quando necessário. Cada vez mais, as amizades se tornam líquidas e superficiais – pouco resistentes, pouco sólidas, pouco profundas, escorrendo pelas mãos… como água! Milhares de curtidas e comentários nas redes sociais não garantem pão à meia-noite! Mas quando você desenvolve relações de intimidade, na qual a alma pode ser desnudada, o coração pode ser rasgado e a liberdade para o riso e a gargalhada é a mesma que para o choro e a expressão da dor, você tem um verdadeiro amigo. Daquele tipo que tem a coragem de lhe dizer a verdade mesmo que doa, se o objetivo for o seu bem. Aquele amigo que chora com seu fracasso, mas que se alegra ainda mais intensamente com seu sucesso. Se tiver amigos assim, ainda que poucos, você possui um grande tesouro para seguir pela vida, sabendo que não está só.

Sempre agradeço a Deus por meus amigos – não apenas pelos que alegram a minha vida, mas por aqueles com quem tenho a liberdade de “bater à porta” no meio da noite sem ser visto como um “mala sem alça”. E ainda mais: não paro de agradecer a Deus por se revelar em Cristo como quem quer ter a mim como amigo – e a você também! Por que ele deseja isso? Simplesmente pelo fato de que um amigo quer o outro por perto! Porque o ama. Porque vê além de seus erros e tolices. Porque quer o seu bem, e se alegra em vê-lo feliz – e também acolhe o seu choro quando você está arrasado. Amigos são uma forma de Deus se fazer presente. O amigo Jesus torna Deus presente. Não existe nada melhor… – Wanderley de Mattos Júnior

Jesus mostra o tamanho da sua amizade na cruz; nós o fazemos por meio da nossa obediência.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!