share on:
Img_IconeBaixar_680px

07 de Maio de 2019

Leitura Bíblica: Gênesis 4.1-6

Se confessarmos os nossos pecados, [Deus] é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça (1Jo 1.9).

Muitos conhecem a história de Caim e Abel. Mas não gostamos de pensar no preço que Caim pagou. Podemos talvez até achar que escapou pela tangente – embora merecesse a morte, foi poupado e ainda recebeu proteção contra terceiros.

 Pôde viver, casar-se e ter filhos. Parece injusto, não? No entanto, o resultado para Caim foi muito mais amargo do que pensamos. Sua reputação ficou destruída. Se o leitor conhece alguém que passou por isso (não importa se foi justa ou injustamente), sabe o que isso pode acarretar. Dias atrás um vizinho perguntou-me: “O senhor tem a chave tal para me emprestar?” Respondi: “O vizinho ali (apontando a casa) tem”. “Não, dele quero distância”. Não é terrivelmente triste viver assim, quando os outros nos evitam a todo custo?

Outro resultado para Caim foi ficar isolado. Passou a viver como um nômade, sem rumo, sem definição. Mas a pior parte está no v.16: ele “afastou-se da presença do Senhor”. Como não quis reconhecer seu erro, não podia mais contar com o apoio de Deus no seu sustento. Foi condenado a trabalhar exaustivamente sem receber em troca o que esperava (v.12). Esse é o resultado de qualquer pecado, isto é, de qualquer pensamento ou ato que nos afasta de Deus. Inicialmente pode parecer vantajoso, mas seu fim com certeza será desespero.

Embora o relato de Caim seja triste, é para nosso benefício que a Bíblia não o omite, pois nos serve de alerta. Não se engane o caro leitor: mesmo que o seu pecado não seja igual ao de Caim, ele é suficiente para lhe causar o mesmo resultado amargo. Não tente esconder essa verdade de si mesmo. Mas a verdade bíblica não termina por aí: basta ler o versículo em destaque. Não se abandone ao desespero, pois Deus nunca rejeita alguém que se arrepende de verdade. – Manoel de Jesus The

“Volte-se para o Senhor… pois ele dá de bom grado o seu perdão” (Isaías 55.7b).


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.