share on:
Img_IconeBaixar_680px

7 de Dezembro de 2020

Leitura Bíblica: Mateus 25.31-40

Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos (1Jo 3.16).

No texto de hoje, o Senhor Jesus mostra várias situações em que a fé é evidenciada por atitudes concretas de amor. Observe que os “justos” nem sabiam o que seus atos realmente significavam, muito menos que seriam recompensados por eles. Tiago 2.14-18 também enfatiza este aspecto prático da fé: ela não é apenas uma crença racional, pois resulta em gestos de bondade em relação às outras pessoas.

O versículo em destaque mostra o maior exemplo de amor: Cristo, que entregou sua vida no lugar do verdadeiro culpado, o ser humano. Ele fez isso porque “Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). Quem foi “alvo” desse grande e imensurável amor e agora vive com Deus deve também dar sua vida em favor dos outros. Vejo nestes textos bíblicos que a essência do amor cristão é doar-se!

Fico pensando como nossos relacionamentos na igreja, na família e na sociedade seriam lindos e bem mais saudáveis se pautássemos nosso amor uns pelos outros e para com o Senhor fundamentados nesse seu aspecto de doação! Isso significa entregar primeiramente a Deus e depois às pessoas nossa vida, nosso tempo, nossos recursos, nossa inteligência, nossos dons e aptidões. Em muitos casos, será necessária uma renúncia: crucificar o “eu”, o orgulho, o amor próprio, a vaidade; enfim, tudo aquilo que pode nos impedir de agir de forma amorosa. É um pequeno preço a pagar para fazer o que Deus deseja de seus filhos. Já pensou ouvir do Senhor Jesus quando ele voltar o que está registrado no v. 34? Que recompensa maior um cristão pode receber que a aprovação daquele que se deu por inteiro para que alguém que não merecia tal amor tivesse um relacionamento íntimo com o Pai? – Genevaldo Edino de Souza Bertune

Ninguém precisa de mais nada para doar-se se seu coração está repleto do amor de Cristo!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!