share on:
Img_IconeBaixar_680px

24 de Fevereiro de 2019

Leitura Bíblica: João 3.18-21

Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más (Jo 3.19).

Ouvimos constantemente sobre escândalos de corrupção em nosso país. Essas notícias já fazem parte do nosso dia a dia, e na maioria das vezes há algo em comum entre elas: os autores de corrupção arquitetam esquemas para esconder suas práticas ilícitas. Criam-se contas bancárias no exterior, abrem-se empresas de fachada em nome de “laranjas” e assim por diante. Mas por que todo ser humano envolvido em corrupção e práticas ilegais procura se esconder e ocultar suas ações? Porque mesmo amando o que faz, ele sabe que está errado. Já quem faz o que é certo não tem nada para esconder. Ele abre sua conta bancária no banco mais próximo e, se constituir uma empresa, ela estará em seu nome.

O esconder-se faz parte do ser humano desde o princípio. Quando Adão e Eva desobedeceram a Deus, logo foram ocultar-se dele. E essa triste realidade, na qual o ser humano busca, por natureza, ficar longe dos olhos do Senhor, predomina até hoje.

Contudo, sabendo que o ser humano vive escondido na escuridão da sua desobediência, Deus tomou a iniciativa de trazer luz a este mundo, para que todos pudessem viver na verdade, sem ter mais motivos para se esconder. No entanto, os homens continuam preferindo as trevas, em vez de receber com alegria a Luz que Deus enviou: seu Filho, Jesus Cristo. Afinal, quem vem para a luz tem suas obras manifestas, para que todos as vejam, e isso não é nada confortável. Mas esta coragem é necessária para aqueles que não querem mais se esconder, que querem se ver livres dos erros do passado para poder viver na luz e na verdade.

Hoje quero desafiar você a avaliar sua vida e motivá-lo a viver na luz, sem esconder nada. Se ainda existe algo oculto, você pode confessar isso a Cristo, pois ele lhe promete seu perdão e uma nova vida. – Marcos Passig

Quem vive com Cristo ama a sua luz, pois ela o ajuda a evitar as práticas erradas.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.