share on:
Img_IconeBaixar_680px

04 de Abril de 2019

Leitura Bíblica: Neemias 6.1-14

[O pastor] vai adiante [das ovelhas], e estas o seguem porque conhecem a sua voz (Jo 10.4b).

Certa vez, fiz uma dinâmica com o grupo de jovens da igreja, dividindo-os em duas equipes. Um participante de uma delas teve os olhos vendados e deveria atravessar um percurso cheio de obstáculos sem encostar em nada, enquanto um companheiro dava orientações como: “levante o pé; para a esquerda; para a direita…”. Ao mesmo tempo, o grupo opositor poderia dar instruções falsas, tentando confundir quem estava fazendo o percurso. A brincadeira exigia bastante concentração na voz do instrutor correto para que o alvo fosse atingido e o prêmio, alcançado.

Na vida com Deus não é diferente. Ela apresenta muitos obstáculos, que não conseguimos vencer sozinhos. Mas podemos contar com a ajuda de Deus. No entanto, existe um adversário: o diabo, que fará de tudo para distrair nossos olhos e nossos ouvidos, confundindo-nos para que desviemos nossa atenção de Deus.

Foi o que os inimigos de Neemias tentaram fazer com ele e os judeus, que estavam tentando reconstruir os muros de Jerusalém. Primeiro, tentaram insistentemente desviar a atenção de Neemias, mandando mensagens para que fosse encontrar-se com eles, interrompendo a obra. Buscaram vencê-lo pelo cansaço: Neemias negou-se uma vez, mas tentaram de novo e de novo. Mesmo depois de 4 investidas, Neemias manteve-se firme no projeto. Como não conseguiram distraí-lo, passaram a inventar mentiras e difamações – quem sabe assim Neemias parasse de trabalhar para poder se defender, mas ele apenas pediu que Deus aumentasse suas forças. Por fim, tentaram enganá-lo, fazendo-o acreditar em algo que Deus não disse.

Os planos que Deus tem a nosso respeito são sempre para nos fazer bem e nos ajudar, mas, por causa das dificuldades no caminho, precisamos estar com nossos olhos e ouvidos focados em Jesus. Só assim nada nem ninguém nos desviará do alvo.

Para reconhecer a voz de Jesus em meio às distrações, é preciso conhecer as suas palavras – a Bíblia.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.