share on:
Img_IconeBaixar_680px

02 de Novembro de 2019

Leitura Bíblica: Gênesis 35.8

[Senhor,] registra, tu mesmo, o meu lamento; recolhe as minhas lágrimas em teu odre; acaso não estão anotadas em teu livro? (Sl 56.8)

O texto de hoje relata a morte de Débora, uma personagem bíblica que passa despercebida no meio da história de Jacó e sua família. Pelo menos não me recordo de já ter ouvido alguém fazer referência a ela. Sabemos apenas que era a ama de Rebeca e que foi sepultada próxima a uma árvore que foi chamada Alom-Bacute. Esta expressão significa “carvalho do pranto” ou “carvalho das lágrimas”. Logo depois, Rebeca também morreu (v.16-20).

Assim como a família de Jacó deve ter sofrido após os dois falecimentos, também vivemos nossos lutos – e no decorrer da vida são tantos! Lamentos, perdas, frustrações e dores fazem-nos chorar. Frequentemente, nossas lágrimas passam despercebidas por muita gente e são “sepultadas” em nosso íntimo. Porém, no versículo em destaque lemos que o Senhor as vê. Pensamos estar tão sozinhos em meio às nossas tristezas, mas Deus nunca nos abandona. Ele vive conosco nossos lutos e considera nosso sofrimento. Podemos até sorrir, tentando esconder dos outros o que sentimos, mas Deus sabe o que realmente estamos passando. Ele vê tudo e não fica indiferente, pois conhece os motivos de nosso choro. Ele está ao nosso lado quando sofremos, sentimos medo e choramos, e somente dele podemos receber o verdadeiro consolo e a ajuda para enfrentar as situações mais difíceis.

Além disso, ele prometeu àqueles que vivem com ele que um dia “enxugará dos seus olhos toda lágrima. [Na nova Jerusalém] não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor” (Ap 21.4). Podemos ter a certeza de que, se seguimos a Cristo nesta vida, todo sofrimento terá fim quando recebermos a vida eterna com ele no Céu. – Leonice Fonseca Souto de Souza

Deus vê nossas lágrimas e compreende nosso sofrimento.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.