share on:
Img_IconeBaixar_680px

15 de Fevereiro de 2020

Leitura Bíblica: Lucas 8.4-15

… nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento (1Co 3.7).

Muitas pessoas trabalharam para que a Palavra de Deus, registrada na Bíblia, chegasse até nós, vencendo inúmeros obstáculos. Uma delas foi João Ferreira de Almeida, um ex-padre português que serviu quase a vida inteira como pastor na Indonésia. Ele se empenhou e sofreu muito para que esse livro bendito existisse também em português. A Palavra de Deus é instrumento essencial para pregar o amor de Deus e a salvação em Jesus às pessoas do mundo inteiro, e por isso precisa estar disponível nos mais variados idiomas. Explica-se assim a importância de pessoas como Almeida.

Mas a tradução da Bíblia é apenas um dos aspectos necessários à proclamação do Evangelho. Na leitura bíblica de hoje, Jesus ensina que a palavra de Deus é uma semente. Ela não cai na terra por si mesma, mas precisa ser lançada por um semeador. Nesse sentido, todo cristão é um semeador, e precisa ser cuidadoso e esforçado para fazer um bom trabalho.

Há ainda outros fatores que influenciam a colheita, como a qualidade do terreno e o preparo do solo, mas também o tempo, o sol, a chuva ou a seca. Semear para colher cem por um é uma raridade. Da mesma forma, semear a palavra de Deus não requer apenas a pregação em si, mas p.ex. também a oração! É preciso interceder por quem prega e por quem ouve. Consideremos também o versículo em destaque, que Paulo escreveu aos coríntios. O crescimento do que foi semeado vem de Deus, só dele, mas cada um de seus filhos pode e deve contribuir para favorecer esse processo. O semeador não precisa ser alguém famoso nem demonstrar eloquência ao discursar, mas muita dedicação, às vezes sacrifício, amor ao que faz e submissão a Deus. Talvez não seja um Almeida, mas precisa espalhar, testemunhar e nunca vacilar diante de obstáculos. Só lançando a semente portadora de vida no solo é que ela pode se multiplicar para a glória de Deus. – Wilfried Köber

Não importa se você sabe muito ou pouco da palavra de Deus; semeia-a, e o Senhor cuidará do crescimento.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!