share on:
Img_IconeBaixar_680px

17 de Dezembro de 2019

Leitura Bíblica: Jeremias 36.21-32

Talvez, quando o povo de Judá souber de cada uma das desgraças que planejo trazer sobre eles, cada um se converta de sua má conduta e eu perdoe a iniquidade e o pecado deles (Jr 36.3).

A história de Israel nos traz muitas orientações sobre como devemos proceder para ter uma vida reta diante do Senhor. Também demonstra, por meio de várias ilustrações, o quanto Deus zelou por seu povo e se propôs a guiá-lo de modo que fosse vitorioso e permanecesse sob seus cuidados.

Por meio de Jeremias, Baruque e de um texto escrito em um rolo, Deus mostrou que povo trilhava um mau caminho. Ele alertou que os habitantes de Judá deveriam mudar de direção, arrepender-se, confessar os seus pecados (tudo o que desagrada a Deus) e abandoná-los para obter o perdão divino. Porém, o rei Jeoaquim rasgou as folhas do rolo e atirou-as no fogo, que consumiu toda a mensagem (v.23). Ele não se intimidou com a exortação recebida, nem sequer se dispôs a ouvi-la: simplesmente desprezou-a.

Tal atitude do rei de Judá está sendo uma prática bem comum na atualidade. Deus fala por meio de sua Palavra e chama a nossa atenção com a ocorrência de muitas catástrofes (a maioria resultado da ganância humana). Mesmo assim, os ouvidos de muitos teimam em permanecer fechados. É só assistir aos noticiários para constatar o quanto a humanidade está se degradando. A passos largos, as pessoas estão cada vez mais perdidas e vivendo em constante angústia, sem esperança alguma. Ao ouvir a Palavra do Senhor, reagem como se não fosse com elas e a exortação servisse apenas para os outros, insistindo em viver do seu jeito e buscando a felicidade no engano.

Deus, em sua soberania, já sabia que o rei não o ouviria – coisa que nós também corremos o risco de fazer hoje. Mesmo assim, manda seu conselho. Ele não desiste de nós, tanto que enviou Jesus para morrer em nosso lugar (que amor incompreensível!). Então, fique alerta ao que está acontecendo ao seu redor, aproxime-se de Deus e viva com ele! – Ademar Pereira da Silva

Quem ouve a Deus compreende sua própria situação, muda a direção de sua vida e entrega tudo a ele.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.