share on:
Img_IconeBaixar_680px

25 de Maio de 2020

Leitura Bíblica: Filipenses 1.12-26

Para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro (Fp 1.21).

O texto da leitura bíblica de hoje é parte de uma das cartas que Paulo redigiu enquanto estava preso, provavelmente em Roma. Um dos motivos que o levou a escrever foi o fato de os cristãos de Filipos terem demonstrado seu carinho e respeito pelo apóstolo de forma prática, ajudando a sustentá-lo em seu trabalho missionário, mas o que ele diz deixa claro que não era esse o motivo de sua alegria.

Paulo era muito grato pela colaboração que recebia das pessoas por onde passava, mas o que pedia a Deus para elas não era maior riqueza (o que poderia ser entendido como um pedido interesseiro), mas que o Senhor aumentasse o amor delas pelo evangelho, que traz a salvação eterna a todos que se orientam por ele. A expansão da mensagem de Jesus Cristo era a principal alegria deste homem, que se dedicou por inteiro ao trabalho de levá-la a todos, sem distinção.

Sua alegria transbordante demonstra que, mesmo em meio ao sofrimento da prisão, é possível ser feliz. Para nós, é oportuno lembrar que nem sempre uma prisão é física, com paredes e grades; ela também pode ser mental ou espiritual, algo que nos acorrenta e não nos permite progredir. Mesmo assim, a felicidade é algo possível – mas como?

O exemplo de Paulo deixa claro que a felicidade não depende de um lugar ou de uma situação, mas é fruto de uma decisão. O apóstolo resumiu sua postura no versículo em destaque: viver, independentemente das condições, dava-lhe chance de falar do amor de Jesus. Se morresse, veria o próprio Cristo. Quem vive assim, sempre tem motivo para ser alegre. Não se trata de um simples otimismo, mas do resultado de uma fé constante e inabalável em Deus, não em pessoas ou coisas.

Assim, o que mais importa é viver com Jesus Cristo e deixá-lo governar nossas vidas, pois é ele quem nos dá alegria plena! – Luciana Gallinari

Alegria duradoura precisa de uma fonte permanente – e só um Deus eterno pode fornecê-la!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!