share on:
Img_IconeBaixar_680px

05 de Julho de 2020

Leitura Bíblica: Filipenses 4.4

Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração (Rm 12.12).

Vi escrito na placa de uma clínica dentária: “Sorrir é o propósito da vida”. Pelo verso acima, até poderia parecer que o apóstolo Paulo era o proprietário da clínica. Dizem os filósofos de botequim que “o importante é ser feliz”. Para eles, felicidade é experimentar prazer, que se exterioriza em sorrisos; com esse objetivo, a prioridade então seria satisfazer-me ao máximo, aqui e agora. “Não se reprima”, como cantava certo conjunto. Nem é preciso ir longe para ver o quanto isto é ilusório.

Se ler o restante da carta aos Filipenses, você verá que Paulo estava preso, corria risco de morrer, tinha tristezas, fome, frio, mas era feliz. Triste, mas feliz?

A alegria que o texto propõe é muito mais profunda do que os superficiais sorrisos da animação circunstancial: a expressão “no Senhor” faz toda a diferença. A vida neste planeta tem lá seus altos e baixos, momentos de prazer e de sofrimento. Jesus advertiu claramente seus seguidores que, quanto mais estes lhe fossem fiéis, mais odiados seriam pelo sistema mundial em que vivemos. Muitos irmãos foram perseguidos, expulsos, tiveram bens e direitos usurpados, sofreram tortura, foram mortos. Isto ocorre ainda hoje! Sem falar em doenças, decepções, morte de entes queridos, perdas… dá para ser alegre nessas situações?

A alegria baseada em circunstâncias foge quando a situação muda. As dores físicas e da alma podem levar um cristão a chorar, mas há algo muito maior no lugar mais profundo do ser – a certeza de que o que se tem em Cristo é para sempre. A alegria no Senhor decorre de fé genuína, certeza inabalável daquilo que ainda não pode ser percebido pelos sentidos físicos, mas que se aguarda sem duvidar. Sem essa fé, não dá para ser feliz de verdade. – Miguel Herrera Jr.

Para quem vive em Cristo, a tristeza é passageira. A alegria não!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!