share on:
Img_IconeBaixar_680px

01 de Julho de 2020

Leitura Bíblica: Filipenses 4.10-13

A piedade com contentamento é grande fonte de lucro (1Tm 6.6).

Duas frases de Agostinho chamaram-me a atenção em relação ao tema do contentamento: “A verdadeira felicidade não consiste em ter muito, mas em contentar-se com pouco” e “felicidade é continuar desejando aquilo que possuímos”. Isso com certeza vale para as posses materiais. Por mais rico que alguém seja, nunca será feliz apenas pelas coisas que tem. A possibilidade de adquirir bens materiais muitas vezes só faz aumentar a ambição e o consumismo. O prazer de comprar acaba se tornando um vício: a aquisição traz uma alegria momentânea, mas que acaba rapidamente, como o efeito de uma droga. Passado o momento, logo volta o desejo de repetir a dose.

Por isso, acredito que a verdadeira felicidade só pode ser encontrada no contentamento, que, parafraseando Agostinho, pode ser definido como sentir-se satisfeito com o que já temos. É isso que Paulo expressa na leitura bíblica de hoje. Mas para isso é importante saber o que, afinal, nós temos. Será que ele estava falando de bens materiais, comida, amigos? Suas palavras finais jogam luz sobre o que ele está pensando. Ele diz: “Tudo posso naquele que me fortalece”. O contentamento de Paulo vinha de saber que Deus estaria sempre com ele. É essa certeza que o leva a afirmar que poderia enfrentar qualquer coisa: perigos, fome, necessidade, solidão… Por outro lado, quando passasse por tempos de fartura, também podia contar com o fato de que o Senhor não permitiria que apego material, orgulho ou até comodismo tomassem conta dele. Ao concentrar sua felicidade em Deus e não nos seus bens ou nas circunstâncias à sua volta, ele encontrou uma base inabalável para a sua vida, pois “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre” (Hb 13.8). Não é essa a segurança e a felicidade que todos nós desejamos? – Hebert dos Santos Gonçalves/Döris Korber

Para ser feliz e contente, basta uma coisa: viver com Deus.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!