share on:
Img_IconeBaixar_680px

12 de Outubro de 2020

Leitura Bíblica: Mateus 18.1-6

Quando eu era menino, falava …, pensava … e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino (1Co 13.11).

Esses dois textos bíblicos parecem paradoxais. Em Mateus, Jesus diz que quem não se converter e se tornar como uma criança, não entrará no Reino dos céus. Paulo, no entanto, afirma que, quando criança, agia como tal, mas uma vez adulto, deixou para trás o comportamento infantil! Hoje é o dia das crianças e, se você está lendo esta mensagem, é muito provável que seja um adulto! Então, a pergunta que lhe faço é: que tipo de adulto você se tornou ou está se tornando?

A proposta de vida para quem segue a Jesus é para gente crescida. É um chamado à maturidade, à responsabilidade diante do mundo e das crianças que nos observam. O evangelho não infantiliza as pessoas, mas há tantos cristãos crianções por aí… Talvez às vezes surja um na sua frente quando você encara o espelho! Birrentos, reclamões, querendo que Deus lhes dê tudo, jogando a culpa de seus infortúnios nos outros, insatisfeitos, mandões. Esses não são como as crianças. São apenas infantis! Tornar-se como criança é coisa para adulto bem resolvido: é ter a coragem de ser humilde, de descomplicar o coração, de perder a argumentação para não perder a alegria, de saber que não é mais poderoso que Deus, de dobrar os joelhos e falar com o Pai com a sinceridade dos pequenos. Talvez essas sejam pistas do que significa tornar-se como criança para ver o Reino e entender as coisas simples de Deus. Para isso, é preciso deixar de ser menino ou menina e de pensar como tal. É preciso falar, pensar e raciocinar como adulto: responsável e ciente de sua real dependência de um Deus que não oprime nem nos infantiliza, mas acolhe, encoraja e nos manda para o jogo da vida, sem jogar por nós, mas nos treinando para jogar bem até o final! Neste dia da criança, tente ser um adulto capaz de tornar-se como criança, mas sem jamais ser infantil! – Wanderley de Mattos Júnior

Um adulto só é espiritualmente maduro quando tem a fé em Deus de uma criança.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!