share on:
Img_IconeBaixar_680px

19 de Março de 2019

Leitura Bíblica: Ezequiel 13.1,6-9

Vocês, mentindo, desencorajam o justo contra a minha vontade, e encorajam os ímpios a não se desviarem dos seus maus caminhos para salvarem a sua vida (Ez 13.22).

N o Brasil e no mundo já aconteceram muitas tragédias. Às vezes, elas podem ser previstas, como quando o excesso de chuvas em determinada área leva as autoridades competentes a alertar populações ribeirinhas sobre o risco de inundações. É um aviso que deve merecer toda atenção. Mas o que desperta mesmo estranheza é quando, depois de uma desgraça, aparece alguém na mídia dizendo que sabia que tal fato aconteceria e que estas ou aquelas pessoas morreriam. Estas adivinhações “póstumas” parecem bastante frequentes em relação a quedas de avião ou falecimento de pessoas de certa fama. A pergunta que surge aqui é: “Se sabiam que o avião cairia, porque não avisaram antes?” Por que não fizeram nada para evitar a tragédia? Se realmente sabiam, não seria até o caso de responsabilizá-los na forma da lei, por omissão de socorro?

É exatamente esse o alerta que a leitura bíblica traz contra falsos profetas e adivinhadores. Deus adverte-os de que prestarão contas de suas “visões falsas” e “adivinhações mentirosas” e receberão punição correspondente. A justificativa para isso está no versículo em destaque: com essas previsões feitas de forma irresponsável e com motivos ocultos (p.ex. para obter fama e dinheiro), tais videntes acabam incentivando os maus ao prometer-lhes vida boa independentemente dos seus erros e desencorajam as pessoas corretas a permanecerem firmes no caminho da justiça – afinal, aparentemente “o crime compensa”. Ao levá-las a dar crédito a mentiras, roubam-lhes a esperança.

Em vez de se preocupar com o futuro, a pessoa realmente interessada no bem-estar do seu próximo não fará revelações absurdas nem pedirá contribuição financeira. Em vez disso, andará ao lado dele, ajudando-o já no presente. – Vanderlei Schach

Acredite em quem realmente se importa com você: Jesus. Só ele pode mudar seu presente e transformar seu futuro.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.