share on:
Img_IconeBaixar_680px

27 de Agosto de 2020

Leitura Bíblica: 1 Samuel 1.8-18

Então [Ana] seguiu seu caminho, comeu, e seu rosto já não estava mais abatido (1Sm 1.18b).

A leitura bíblica de hoje traz parte da história de Ana, mulher estéril que veio a ser mãe de Samuel, sacerdote, profeta e governante de Israel durante a transição entre o período dos juízes e a monarquia. O relato começa com ela triste, chorando por ter sido humilhada pela sua rival Penina, a segunda esposa de Elcana (v. 5-8). Mas, no fim do texto, Ana está consolada. O que tinha mudado?

Não há tristeza que dure quando alguém se dirige ao Senhor e derrama suas angústias perante ele em oração, pedindo-lhe com fé por misericórdia e intervenção em suas necessidades, determinado a submeter-se à sua vontade em tudo. Foi exatamente isso que Ana fez, abrindo seu coração ao Senhor e falando do seu anseio por um filho – algo de extrema importância para a mulher naquela sociedade. É o mesmo princípio que Paulo ensina, com outras palavras, em Filipenses 4.6-7: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus”. Dessa forma, Ana pôde voltar para casa confortada, mesmo sem saber o que o futuro lhe traria, nem mesmo se realmente ganharia um filho.

Na continuação da história, vemos que Deus, em sua soberania, decidiu atender ao pedido, mas também que ela ficou firme em sua resolução de cumprir o voto feito ao Senhor: entregou o filho para servir a Deus por toda vida. Ao apresentá-lo a Eli, disse: “Sou a mulher que esteve aqui a teu lado, orando ao SENHOR. Era este menino que eu pedia, e o SENHOR concedeu-me o pedido. Por isso, agora, eu o dedico ao SENHOR…” (1Sm 1.26-28a). Assim como entregou seu pedido a Deus, tinha deixado também a resposta por conta dele: e este foi o segredo da sua paz. – Genevaldo Edino de Souza Bertune

A verdadeira paz não nasce do pedido atendido, mas de entregar o problema ao Senhor em total submissão.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!