share on:
Img_IconeBaixar_680px

16 de Janeiro de 2020

Leitura Bíblica: Deuteronômio 6.4-9

Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles (Pv 22.6).

Tive a oportunidade de trabalhar com um colega na liderança da Escola Bíblica da minha igreja e, por atuarmos na área da educação também na vida profissional, sempre incentivávamos os pais a não só trazerem seus filhos, mas a virem com eles à igreja e a também participarem de uma das classes. Sendo alunos frequentes, assíduos e pontuais neste importante departamento da igreja, dariam um bom exemplo aos filhos.

Certo domingo, depois de observar durante várias semanas que determinado pai sempre deixava seu adolescente no estacionamento da igreja e que este ia embora sozinho depois da aula, fomos conversar com o rapaz. O menino contou-nos que seu pai não vinha com ele à igreja porque o domingo era o único dia no qual podia dormir até mais tarde, ir à feira, fazer compras, lavar o carro e realizar outras atividades que não dava tempo de fazer durante a semana.

Infelizmente, histórias como esta são comuns a muitas famílias. O autor de Provérbios foi muito claro ao alertar para a necessidade de ensinar princípios de vida sadios às crianças. É bom lembrar que ensinar e instruir fazem parte dos deveres paternais: “Ensine [as palavras de Deus] com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar” (v.7). Isso envolve participação, acompanhamento e cumplicidade.

A negligência a esses princípios bíblicos deixados principalmente para o pai, visto ser ele o líder espiritual do lar, é um dos motivos pelos quais muitos filhos têm tomado rumos diferentes dos indicados pela Bíblia. A melhor lição que se pode deixar aos filhos – em palavras e ações – é amar a Deus, a sua Palavra e a sua igreja. – Kalley Gean Costa Brito

Ensinar a Palavra de Deus aos filhos é um ato de amor e cuidado.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!