share on:
Img_IconeBaixar_680px

07 de Outubro de 2019

Leitura Bíblica: Jeremias 29.12-14

Vocês me procurarão e me acharão quando me buscarem de todo o coração (Jr 29.13).

A leitura bíblica de hoje é um trecho da carta que o profeta Jeremias enviou, em nome do Senhor, aos judeus que tinham sido levados presos para a Babilônia. Nos versículos anteriores, ele previne o povo quanto aos falsos profetas que, infiltrados no meio deles, anunciam coisas que Deus não dissera. Nosso trecho inicia com o Senhor prometendo que, se o invocarem, serão ouvidos. Deixa claro, também, que será encontrado se for buscado de todo o coração. Isso me lembra de um amigo, que dizia: “Procuro Deus e não encontro, eu não sei como se faz para achá-lo”. Li esse texto de Jeremias com ele, e frisei que era necessário buscar a Jesus de todo o coração, isto é, com confiança, com fé, com constância, a todo o momento. Pouco tempo depois, ele escreveu-me uma carta de outro país, muito feliz, contando que havia encontrado o Senhor Jesus. Desde que tinha entregue sua vida a ele, passara a desfrutar de uma grande paz, de esperança e da certeza de que Deus nunca o abandonaria. Casualmente, no mesmo dia em que recebi essa carta, também chegou a notícia de que ele tivera um infarto fulminante e falecera. Suspirei e comentei: “Ele está com o Senhor!”

Ainda hoje há muitas pessoas passando por essa incerteza e dúvida sobre a necessidade de procurar e encontrar o Senhor Jesus e como fazê-lo. Uma coisa é certa: essa busca não pode e nem deve ser superficial, esporádica e sem disposição de comprometer-se com Deus. Jesus, por exemplo, ao prometer a “coroa da vida”, também estipula uma condição: “Seja fiel até à morte” (Ap 2.10b).

Buscar a Deus de todo o coração é isso: dispor-se com confiança, fé e convicção a um compromisso de fidelidade a ele, mesmo em meio a sofrimento, dor, tristeza, choro e provações. Ele permitirá ser encontrado e será o Senhor da nossa vida. Então também veremos que ele sabe o que é melhor para nós. – Edmar Torres Alves

Com Deus é assim: quem o procura, acha!


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.