share on:
Img_IconeBaixar_680px

13 de Outubro de 2020

Leitura Bíblica: Deuteronômio 7.1-2;17-21

Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem­ sucedidos (Pv 16.3).

Sobre Jo 11.38-44, já ouvi inúmeras vezes: “Ressuscitar Lázaro, somente Cristo podia fazê-lo; agora, tirar a pedra do túmulo, isso o homem podia fazer!”. Não que Jesus não conseguisse, mas havia ali a necessidade de fé e obediência (v. 39-41a). O texto de hoje também fala sobre isso. Deus daria a terra de Canaã aos hebreus, garantindo-lhes a vitória sobre os seus inimigos. No entanto, eles teriam que lutar e destruir aquelas nações e seus deuses conforme a ordem divina.

Muitas vezes queremos que Deus nos ajude em relação a alguma dificuldade, desde que não exija participação nossa! Há situações em que ele age valendo-se das possibilidades humanas para ir além delas, mas nunca estará limitado pelo que nós podemos fazer. Ele pode até nos impedir de fazer algo a nosso alcance, para demonstrar que precisamos depender dele (veja Jz 7.1-7). Em algumas circunstâncias, também não incentiva a esperar que ele faça tudo sozinho.

Há situações em que Deus realiza a sua obra a partir da nossa ação, embora não dependa dela para agir – ele é Deus! Foi ele quem conduziu a pedra lançada por Davi, de maneira a atingir a testa do gigante Golias, mas coube a Davi, pela fé, aceitar o desafio num momento de grande crise para a nação e dispor-se a lutar! (1Sm 17) Somente Deus poderia multiplicar o azeite de uma viúva que passava por extrema necessidade quando foi desafiada pelo profeta Eliseu (2Rs 4.1-7). No entanto, ela teve de obedecer e sair pedindo vasilhas aos seus vizinhos. Jesus tinha o poder para curar um paralítico que foi apresentado a ele (Lc 5.17-26). Mesmo assim, aqueles que o carregavam tiveram de levá-lo até à presença do Mestre, vencendo todos os obstáculos para que fosse curado.

Deus age com a nossa participação ou sem ela. Ao ser humano cabe, em qualquer circunstância, ter fé – e isto só ele pode fazer – e obedecer! – Genevaldo Edino de Souza Bertune/Vanessa Weiler Ribas

Nós devemos fazer o máximo dentro de nossas possibilidades e crer que Deus é capaz de agir além delas.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!