share on:
Img_IconeBaixar_680px

26 de Fevereiro de 2020

Leitura Bíblica: 2 Samuel 11.26-12.10

Davi levantou-se da cama e foi passear pelo terraço do palácio. Do terraço viu uma mulher muito bonita tomando banho (2Sm 11.2).

Era a época em que os reis saíam para guerra, mas Davi não foi. Sem nada para fazer, quem sabe até depois de um cochilo, aconteceu o que está registrado no versículo em destaque. Bate-Seba chamou sua atenção. Era casada com Urias, um de seus principais soldados, mas ao que parece o rei não se importou com nada disso. Tomou-a para si, e do adultério resultou uma gravidez. O problema é que seu marido estava ausente de casa, lutando. Para tentar esconder seu erro, Davi mandou chamá-lo, com a desculpa de saber como andava a guerra. Incentivou-o a passar a noite com a mulher, a fim de parecer que o filho fosse dele. Urias não quis, pois não achou correto estar com a esposa enquanto seus companheiros estavam arriscando a vida. Como não obteve sucesso, Davi mandou o seu comandante colocar Urias na frente da batalha, para que morresse.

Você percebeu como o pecado evoluiu até que resultou nesta morte? Davi estava à toa na vida, só que, em vez de só “ver a banda passar”, enxergou aquela linda mulher. Gostou do que viu e a partir daí esqueceu de tudo, inclusive das leis divinas. Isso é bem retratado no seguinte texto bíblico: “Cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte” (Tg 1.14-15, ARA).

No texto de hoje, que conta esta mesma história de outra forma, vemos que, além do assassinato de Urias, o que Davi fez gerou outras terríveis consequências, incluindo a morte daquele bebê (12.14). Nunca menospreze a gravidade do pecado: tome muito cuidado com ele! Não fique à toa na vida: sujeite-se a Deus (Tg 4.7), esteja sempre ocupado em obedecê-lo e assim, com a ajuda divina, você conseguirá resistir à tentação! – Mário Miki

“Se abrirmos a porta, o pecado entra como convidado, mas logo se torna o senhor da casa” (Warren Wiersbe).


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!