share on:
Img_IconeBaixar_680px

18 de Fevereiro de 2020

Leitura Bíblica: 2 Coríntios 12.7-10

Deus é que tem sabedoria e poder; a ele pertencem o conselho e o entendimento (Jó 12.13).

É certo que queremos que tudo vá bem, que os problemas não sejam muito intensos em nossa vida. Mas sabemos que viver é também passar pelo sofrer.

Paulo foi um homem privilegiado. Conta que foi elevado ao céu e ouviu “palavras indizíveis, que homem nenhum tem permissão para repetir” (2Co 12.4b, NAA). Mas, para que ele não se orgulhasse disso, o Senhor interveio, permitindo que Paulo sofresse de uma aflição física, que agia como um mensageiro de Satanás, isto é, um lembrete constante das imperfeições humanas do apóstolo. Não sabemos bem o que seria este “espinho na carne”, mas podemos deduzir que era algo difícil de suportar. Mesmo ele pedindo várias vezes que Deus o livrasse daquilo, a resposta foi: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”.

A atitude de Paulo diante desta notícia foi a melhor possível. Ele disse: “Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim” (v.9b). Ele demonstra sua felicidade em saber que a graça de Jesus estará sempre presente com ele. Se Deus respondesse à sua oração e removesse o tal espinho, Paulo acabaria entregue à tentação da vaidade. Por isso, ele encontra contentamento em sua fraqueza. Aprendeu que, quanto mais fraco se vir, mais forte será. Quanto mais lhe faltarem as forças, mais dependente da graça de Deus ele estará. “Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte” (v.10).

Nosso desafio é suportar as fraquezas por amor a Cristo. Se Deus não nos livra de alguns espinhos, isso serve para nos manter no caminho dele, fortalecidos por seu poder. – Hebert dos Santos Gonçalves

Levantar o peso faz o músculo mais forte.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!