share on:
Img_IconeBaixar_680px

07 de Janeiro de 2020

Leitura Bíblica: Ezequiel 18.1-32

Cada um morrerá por causa do seu próprio pecado (Jr 31.30a).

Quando passava por algum infortúnio, um rapaz, conhecido meu, sempre se queixava da sua mãe. Culpava-a por achar que ela o criara sem lhe fortalecer a autoestima. Verdade ou não, o fato é que ele fazia o que somos tentados a fazer quando fracassamos: achar um culpado. Para muitos, a culpa nunca é deles. É sempre dos outros. Até de seus pais.

Os judeus exilados na Babilônia no séc. 6 a.C. também pensavam assim. Ao usar o provérbio: “Os pais comem uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotam”, insinuavam que a culpa pela deportação não era deles, mas de seus antepassados. Talvez pensassem em Êx 20.5b: “Eu, o Senhor… castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam”. E então concluíam: não era justo que arcassem com a culpa de outros. Mas, à luz de Ezequiel 18, a culpa sempre é cobrada daquele que praticou o mal. Quem fizer o bem, mesmo que seu pai tenha sido mau, será aprovado por Deus. Quem fizer o mal morrerá, mesmo que seu pai tenha sido bom.

Para Deus, os exilados também pecaram e por isso foram deportados. Os antepassados tinham praticado a idolatria – mas eles também o fizeram, e agora eram castigados por seu próprio erro. Sua geração obviamente foi afetada pelas anteriores, mas, em vez de mudar a prática errada delas, continuou-a.

Se o seu pai foi um comerciante desonesto, por exemplo, e nunca se arrependeu, e você o imita nisso, então você também será condenado por isto. Mas a boa notícia é que você (ainda) não está condenado para sempre. Se você se arrepender de seu pecado, isto é, da sua desobediência a Deus, e aceitar o perdão que Cristo conquistou ao vencer a morte em nosso lugar, será perdoado.

Você pecou? Reconheça isso e mude de vida! A vontade de Deus não é condená-lo para sempre, mas que você viva com ele para sempre! – SVM

Há apenas uma forma de escapar da sua culpa pessoal: entregando-a a Jesus, que já morreu por isso.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!