Policiais mexicanos pregam o Evangelho para combater a corrupção na corporação

share on:

12/07/2017

Um grupo de cerca de 5.200 policiais do México está se mobilizando para combater a corrupção e têm usado a Palavra de Deus como ferramenta nessa batalha. Conhecidos como “Polícia Celestial”, eles têm usado a mensagem bíblica e testemunhos dos próprios oficiais para motivar outros a se manterem afastados da corrupção.

Leonel Guillermoprieto, de 37 anos, acredita na eficiência das “Operações Celestiais” para alcançar este objetivo. As ações consistem na visita à corporação em todo o país para compartilhar o seu testemunho e aproximar os policiais da mensagem do Evangelho. Parte do seu depoimento se baseia na forma como acabou sendo preso depois de ser corrompido e deixar a Polícia Federal. Ele comprava drogas na América Central para enviar à Europa. Sua história no crime foi interrompida quando acabou sendo preso na Guatemala e foi enviado para uma prisão federal nos Estados Unidos, onde cumpriria pelo menos 25 anos de pena. Na prisão foi evangelizado e se uniu a um grupo de outros detentos cristãos. Por isso, considera o dia 22 de setembro de 2007 como o início do ministério.

Leonel conta que passou apenas 15 meses na cadeia, tempo em que aguardou o julgamento, pois segundo ele mesmo conta, um milagre aconteceu: no momento em que ia receber a sentença definitiva do juiz, o promotor que deveria acusá-lo, começou a defendê-lo. Leonel considera que Deus o tirou da prisão para que ele o servisse. A organização é estruturada como qualquer outro órgão de segurança: há patentes de comando e seus membros usam uniformes parecidos com os da Polícia Federal do México, mas ao invés de um símbolo de segurança há uma cruz e uma Bíblia e nenhum deles anda armado enquanto atuam neste ministério.

Os integrantes do grupo acreditam que a evangelização pode fazer com que os policiais entreguem suas vidas a Jesus e se estiverem envolvidos com algum tipo de corrupção, abandonem estas práticas criminosas e ajam de acordo com a lei. O desafio da ‘Polícia Celestial’ não é nada pequeno. Segundo dados do Instituto de Estatísticas do México, mais de 50% dos mexicanos consideram as organizações policiais corruptas.

A violência no México não para de crescer e tem sido assim há mais de 10 anos, desde o início de uma ofensiva militar do governo contra o crime organizado. Neste período já foram mais de 186 mil mortes, segundo números oficiais.

No Brasil existe uma organização semelhante no Estado do São Paulo. Trata-se da Associação PM`s de Cristo que há 25 anos se dedica a evangelizar os integrantes da corporação.

Fonte: Guiame

Confira a Reportagem:

 

Produção e apresentação: Daniel Beltrão
Coordenação: Renata Theodoro
Supervisão: André Castilho
Realização: Rádio Trans Mundial