share on:

05 de Novembro de 2019

Lembro a você que a sua cultura é aquele complexo de conhecimentos, experiências, hábitos, gostos e desgostos. Sua cultura caracteriza-se pela sua preferência na área das artes, nas crenças, na lei, na moral, nos costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos. Isso não chegou a você somente em
família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.

A cultura brasileira, por exemplo, é marcada pela boa disposição, muita esperança e alegria. Isso se reflete também na música, no caso do samba, que também faz parte da cultura brasileira.

Por esta e outras razões sua cultura pode ter influência cristã, embora não seja completamente cristã. Sua prática religiosa pode ter traços de influencias negras, indígenas e europeias e por isso tem alguns pontos que não combinam, não se refletem em um caráter mais definido. Ainda há um bom caminho a percorrer. No entanto isso é o que você tem. Agora apesar de obstáculos você pode ir fazendo ajustes no seu modo de pensar, de agir, de sentir, de interpretar a realidade. Isso agora depende de você. A cultura é um conceito que está sempre em desenvolvimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano.

Você percebe como o Espirito de Cristo é o único meio da espiritualidade cristã ajustar a vida humana ao caráter divino? Isso vai muito além de doutrinas ou costumes que mudam a medida que a tecnologia fornece novas opções e instrumentos para a existência humana. Por isso o caráter divino se espelha em qualquer cultura humana pois apoia-se na dignidade humana dentro das condições de cada povo. Os que vivem nos polos, nas regiões tropicais, junto das águas ou nos desertos podem conhecer esse caráter divino.

Por essa razão, em cada cultura o evangelho tem algumas ênfases doutrinárias diferente de outras. Nessa diversidade toda há apenas um ponto em comum: a pessoa bendita de Cristo Jesus. Sua natureza, sua atuação sacrificial e sua ressurreição redentora. O que envolve o evangelho do Reino de Cristo Jesus e tem natureza divina, criadora e vai muito além da mera religiosidade. Por isso convido você a se firmar cada vez mais na graça e no conhecimento de Cristo Jesus.

Esta mensagem responde á pergunta: Em que consiste a sua cultura?

Tarefa para hoje: Verifique onde sua cultura colide com o caráter divino, revelado por Cristo Jesus e faça os devidos ajustes para a glória divina e dignidade do ser humano.

8 https://www.significados.com.br/cultura/ 9 Gálatas 3:8,9 “Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.” Instruções do apóstolo Paulo aos cristãos da Galácia que desejavam buscar o favor de Deus retornando aos costumes judaicos, escrito entre 48-58 d.C.