share on:

12 de Julho de 2020

Diante de todas essas notícias que rondam nossa saúde, nossa economia, nossa política, nosso povo, onde você se localiza? Quais são os valores pelos quais você vive, trabalha, faz o seu melhor? Está muito difícil, não é? Parece que não há lugar algum para se abrigar dos conflitos e escolhas difíceis. As opiniões estão dividindo famílias, amigos, como nunca antes se viu no nosso país.

Soube de um pastor que atravessou por duas guerras no seu país durante o século passado. Ele viu como o povo dividido, foi se torando insensível ao que acontecia. Então escreveu esse poema que se tornou bem famoso. É assim: “Primeiro eles levaram os socialistas e eu não protestei porque eu não era socialista. Depois levaram os sindicalistas, e eu não protestei porque não era sindicalista. Depois eles vieram pelos judeus, e eu não protestei porque não era judeu. Então eles vieram por mim, e já não havia ninguém para protestar por mim.”5

Quando você considera que o que acontece á sua volta não lhe interessa, você está se omitindo. Apresentam-se as mais diversas razões para não defender a justiça, o amor o respeito pelo próximo, seja ele quem for. E assim torna-se fácil qualquer pessoa se manter alienada a cada horror que acontece a sua volta, enquanto não tocar sua própria família. Até o dia em que você e seus queridos sofrem sem que haja alguém para reclamar ou interceder por você.

A narrativa cristã desperta o discípulo de Jesus com a parábola do samaritano que cuidou de um judeu ferido apesar da grave divergência entre essas duas etnias. “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado”6. Esse é o pecado da omissão. Alguém que não faz o que devia e sabia ser seu dever. Somente o amor de Deus Pai torna você e eu capazes de defender outro da injustiça, da calúnia ainda que não faça parte de nosso grupo religioso, étnico, social. Essa consciência da fraternidade humana é um dos componentes do amor a Deus Pai. Permita que o amor divino seja o árbitro de suas ações para com o próximo.

Esta mensagem responde à pergunta: Em que consiste o pecado da omissão?

Tarefa para Hoje: Identifique, reconheça onde você tem se omitido, tem fugido de praticar o b em. Confesse a Cristo Jesus, pedindo que Ele se revele a você. Então conhecerá a coragem para se posicionar.


Notas

¹ 5 Emil Gustav Friedrich Martin Niemöller (Lippstadt, 14 de janeiro de 1892 — Wiesbaden, 6 de março de 1984) foi um pastor luterano alemão. Niemöller é o autor do discurso antinazista “E Não Sobrou Ninguém”, que serviu de inspiração ao poeta fluminense Eduardo Alves da Costa ao criar seu célebre poema “No caminho, com Maiakóvski”:

² 6 Tiago 4:17 Apóstolo, provavelmente irmão de Jesus foi escolhido como moderador da igreja de Jerusalém após Pentecostes fala com autoridade e sem presunção nos 108 versículos com 54 mandamentos.