share on:

07 de Novembro de 2019

Fico pensando nesses jovens que fazem o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. Desejam a classificação para o curso em alguma universidade federal. Quanto esforço. Tem gente que está fazendo o exame pela sexta vez. Ainda não desanimou. Luta pelo que deseja.

Fiquei pensando também no tribunal de contas. Ele tem a responsabilidade de averiguar se as contas apresentadas pelo governo estão em ordem. No ENEM os jovens mostram se o que aprenderam, o que receberam de conhecimento foi satisfatoriamente apresentado nas provas. No tribunal de contas também governos apresentam se o que receberam é compatível com o que gastaram.

Como é desconfortável para cada um de nós quando enfrentamos situações difíceis, questões intrincadas na própria vida. Será que você fica com a impressão de que está em algum ENEM da existência? Ou será que se trata de algum tribunal de contas. Você recebeu oportunidades, conhecimento, e diante das dificuldades precisa responder, colocar seu conhecimento em prática, á mostra.

Você já passou por aquela situação em que se lembra de ter ouvido alguma orientação a respeito, mas não lembra bem o que foi. Na minha juventude era fácil justificar as notas baixas na escola colocando a culpa no professor que não sabia explicar a matéria. Estudar significa fazer os exercícios, memorizar as fórmulas, ou melhor entender como é que elas funcionam. Isso dá muito trabalho, exige tempo. Então é mais fácil exigir que o professor, por alguma mágica para tudo entrar e permanecer na cabeça, no coração.

Claro que isso não existe. Qualquer conhecimento para tornar-se seu, parte de sua vida, de sua experiência precisa ser praticado com toda atenção. Sem isso, no momento da prova, do tribunal de alguma conta sua classificação é insuficiente para ter algum sucesso na vida. Concorda com isso?

Quando Jesus diz que se você não pratica o que ouve dEle, não terá bagagem para quando vierem as provas ou os tribunais de conta. Até comparou a um homem que construiu bela casa mas sem alicerce3 para resistir aos problemas da vida.

Quando você pratica o que ouve do evangelho de Cristo Jesus é aprovado no ENEM da vida e diante do tribunal de contas divino. Quer saber? Fale comigo.

Esta mensagem responde á pergunta: Como aprender de fato para o ENEM da vida e o TRIBUNAL DE CONTAS da existência?

Tarefa para hoje: Não se impressione apenas em ajuntar informações, mas em acrescenta-la a sua vida e prática diária, principalmente o que sabe de Deus Pai revelado por Cristo Jesus.

3 Mateus 7:24-29 Os fundadores da Igreja declaram que o Evangelho de Marcos foi escrito depois da morte de Pedro, que aconteceu durante as perseguições do Imperador Nero. A maior parte das evidências sustenta uma data entre 65 e 70 d.C.