share on:

22 de Novembro de 2019

Outro dia mencionei um homem que tinha vergonha até de Deus. Na verdade o orgulho humano é que desejava protegê-lo de um arrependimento verdadeiro para com Deus. O coração humano gosta de pintar Deus com as cores do exagero e faze-lo mais duro do que realmente é. Leia a bíblia!

Deus parece que resolveu endurecer e não facilitar a vida dos filhos de Israel. Eles pecaram pela milésima vez. Abandonaram o Senhor e adotaram outros deuses. Depois mais uma vez se arrependraem e confessam seu pecado: “Contra ti havemos pecado, porque deixamos o nosso Deus e servimos aos baalins”4 . Mas Deus não quer perdoar e lhes diz francamente: “Não vos livrarei mais”5. Todavia o povo insiste, tira os deuses alheios do seu meio, torna a confessar o mesmo pecado e suplica: “Livra-nos ainda desta vez.” E Deus não consegue “reter a sua compaixão por causa de Israel” e os perdoa novamente.

Vale a pena insistir com Deus. Em poucos casos, Ele fecha definitivamente a porta, como aconteceu a Moisés, ao qual ordenou: “Basta! Não fales mais nisto”6 . O mesmo aconteceu com Paulo no que diz respeito ao espinho da carne: “em três ocasiões diferentes implorei a Deus que me fizesse ficar bom de novo e cada vez Ele disse: não”.

A insistência na oração foi ensinada por Jesus por meio de duas parábolas muito convincentes. Na primeira, alguém bate a porta de uma pessoa a meia noite para pedir-lhe três pães. Por causa da insistência deste vizinho, acaba levantando-se para dar-lhe os tais pães . No segundo exemplo, é uma viúva que precisa da interferência do juiz. A mulher o importuna de tal modo que o juiz prefere resolver o seu problema para ter sossego. Então Jesus pergunta: “Acaso Deus não concederá justiça aos seus escolhidos, que clamam a Ele dia e noite? ”7

Se você está no fundo do poço por sua exclusiva culpa, continue a clamar a Deus. Tente uma vez, duas vezes, dez vezes. Confesse muitas vezes a sua culpa. É bem possível que, lá pelas tantas, Deus não consiga mais reter sua compaixão! E lhe da o que pede no Senhor Jesus.

Resposta a pergunta: Vale a pena insistir com Deus em oração?

Tarefa para hoje: Somente quem confia na misericórdia divina insiste com Deus.

3 Esta mensagem foi extraída do livro “Em Letras Grandes”, de autoria do Pastor Elbén Lenz César, da editora Ultimato. Acesse www.ultimato.com.br e conheça a editora. 4 Juízes 10:10 Os israelitas constantemente desobedeciam a Deus e caíam nas mãos de países opressores. Deus constituiu juízes para livrá-los da opressão. 5 Juízes 10:13 Ibidem 6 Deuteronômio 3:26 O nome deste livro “Deuteronômio” expressa a “recapitulação” ou “segunda lei”. Moisés pronunciou três discursos de despedida pouco antes de morrer. Neles recapitulou, com o povo, todas as leis de Deus para os israelitas. 7 Lucas 18:7 Escrito por Lucas, um médico por volta de 59—75 dC mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade.