share on:

29 de Agosto de 2020

O que você pensa a respeito de quem tem o hábito ou vício de fumar? Considere comigo agora a pessoa que fuma. Seja cigarro, o cachimbo, a maconha, o crack e tantos outros tipos de fumo, estão cercados de contra indicações primeiramente para o fumante, para o usuário. Como é fácil criticar, os que tem hábitos que não exercem qualquer atração sobre você.

O fato de não ter o vicio do fumo significa que você tem um outro vício, ou hábito. Já percebeu qual é? Quando a angustia, a ansiedade batem á porta de seus pensamentos e eles respondem com descargas de adrenalina, impulsionando você a buscar, saciar esse desconforto que parece um tipo de fome, o que é?

Cada ser humano busca, alguma forma de atender esse estado de ansiedade ou já se dobrou ao que lhe traga de volta alguma serenidade, algum prazer, nem que seja momentâneo. Os que estão já mergulhados em alguma depressão também fazem uso de substâncias legalizadas ou de outras vindas da legalidade. Desejam ver luz no final do túnel, no entanto essa luz não fica acesa.

Ouvi falar do “combate ao fumo”, no entanto as fábricas continuam produzindo com toda a legalidade o fumo. Então, o que se quer combater, o fumo ou o fumante? O fumo não tem restrição mas o fumante sim. Os avisos constantes nas embalagens mostram o dano e assim quem autoriza a fabricação fica isento de responsabilidades. O fumo paga imposto e os fumantes também. Então o combate pode ser mais um disfarce para o prejuízo real.

Como Deus combate o vicio do pecar. O pecar está no prazer prejudicial ao ser humano. Deus não lucra com o pecado como muitos apregoam e até pensam. Deus combate a morte resultante do pecar com a ressurreição de Cristo Jesus. Essa ressurreição é extensiva a cada ser humano que se reconcilia com Deus pela fé de Cristo Jesus.26 As consequências do pecar em qualquer vicio é a morte, mas o presente na reconciliação com Deus pela fé de Cristo Jesus é a ressurreição27. Seja qual for seu vício chegou o momento de reconhece-lo diante de Deus Pai. Esse é o primeiro passo para reconciliação com Deus Pai.

Esta mensagem responde à pergunta: Como o fumar e o pecar exigem uma atenção divina?

Tarefa para Hoje: A ressurreição de Jesus abre uma porta de vida não apenas para quem vício do fumo ou de tantos outros vícios fáceis até de esconder. Se a morte é um salário a vida é um presente divino.


Notas

¹

26 João 11:25,26 “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?” Este evangelho escrito entre 80-90 d.C. pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus.

² 27 Romanos 6:23 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58 d.C.. descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que creem em Cristo.