share on:

10 de Outubro de 2019

Quando viajou de carro, você já viu alguma placa com os dizeres: “descida longa, teste os freios?” Quem está na direção costuma fazer um pequeno teste e verificar se os freios estão funcionando. Em uma descida não se precisa do motor. No entanto é preciso testar a capacidade de parar. É fundamental saber parar quando a facilidade é demais.

Existem momentos na vida em que tudo parece ir bem. Como na descida de uma serra, vemos a cidade, nosso destino lá embaixo. As praias e o azul do mar. Ou então aquela cidadezinha do interior. As curvas vão aumentando e é preciso mais cuidado com a pista, pois a vista, muitas vezes, é bonita, mas os perigos estão em cada curva.

Outra advertência ainda diz: “utilize o freio do motor. ” O mesmo poder que move o veículo, pode ser utilizado para segurar o carro no caso dos freios se aquecerem demais e não funcionarem.

Você está passando agora por momentos de alegria e sucesso. Tudo está indo mais ou menos bem. Então vem a placa: “descida longa, teste os freios. ” Faça o seguinte: teste seu freio, teste sua capacidade de dizer “não” para qualquer alegria. Teste sua capacidade, de dizer “não” para a corrupção que quer comprometer sua consciência a preço de muito mais adrenalina! Quando as facilidades são muitas ou intensas, experimente parar e louvar ao Senhor. Ouça a oração de alguém que testou os freios: “Mantém longe de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem pobreza nem riqueza; dá-me apenas o alimento necessário. Se não, tendo demais, eu te negaria e te deixaria, e diria: ‘Quem é o Senhor?’ Se eu ficasse pobre, poderia vir a roubar, desonrando assim o nome do meu Deus”9.

Nos momentos de alegria, felicidade é fácil dizer mais “sim” do que “não”. É aqui que mora o perigo. Agora o que é que move sua vida? Se o seu motor não serve para segurar você em momento onde ele parece não ser necessário preste atenção. Seu motor, sua capacidade suas esperanças, sua alegria vem de Deus Pai? Só Ele é a base segura para você dizer “não” quando precisar. Sem esse motor você arrisca toda sua vida.10


Esta mensagem responde à pergunta: A que se assemelha os perigos de uma longa descida de estrada para qualquer motorista?

Aplicação para a sua vida: Verifique sua prontidão em dizer “não” e se sua motivação lhe permite segurar seus impulsos para atitudes impensadas.


9 Provérbios 30:7b-9 Escrito por volta do século X e século VII a.C. aproximadamente 700 A.C .conhecido pela sabedoria que começa com Deus é a base para muitas exortações práticas das epístolas no Novo Testamento. 10 Filipenses 2:12,13 “De sorte que, meus amados, do modo como sempre obedecestes, não como na minha presença somente, mas muito mais agora na minha ausência, efetuai a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.” Carta do apóstolo Paulo aos cristãos da cidade de Filipos quando estava preso por volta de 62 d.C. demonstra que há alegria e não orgulho na existência humana diante do que Cristo na vida do crente.