share on:

19 de Junho de 2020

Olhe para trás. Sim, observe quantas mudanças já ocorreram na sua vida. De criança para adolescente. Depois para jovem e sua vida segue. As mudanças foram necessárias. Não foi possível parar a vida em algum estágio sem sofrer um desajuste social, mental. Essas constantes mudanças são semelhantes a quem migra de uma cidade para outra. Migra de um pais para o outro. Sim, os ciganos- por exemplo são conhecidos pelas suas mudanças constantes. Que desafio, não é? Costumes, oportunidades, segurança, valores, leis. Esses são retratos da existência humana.

As mudanças podem caracterizar progresso, maturidade. Novas capacidades. Trata-se de um constante “deixar” e “adquirir’ novos recursos. Mesmo morando no mesmo lugar toda a vida o ser humano não escapa das mudanças que cada ser vivo precisa encarar. Até o dia da morte você, eu, nossos entes queridos e nossos inimigos, estão mudando. Viu? Caminhamos de mudanças em mudanças.

Por cada uma dessas razões o seu relacionamento com Deus, pela fé de Cristo Jesus também precisa ajustar-se a cada mudança que invade sua vida, que a tecnologia traz á sua porta, á sua existência. O Evangelho de Jesus conta como o ser humano, reconciliado com Deus Pai recebe o Espirito Santo. É esse Espírito Santo que permite ao ser humano ir se ajustando a tantas mudanças de modo a conhecer melhor o próprio Deus. Aliás a narrativa bíblica, cristã conta que “…vida eterna é conhecer a Deus como o único Deus e a Jesus a quem Ele enviou.”24

Quando os encontros religiosos precisam acontecer por meios eletrônicos e afetam os rituais das mais diversas maneiras, somente o espírito pode manter o valor simbólico. Por essas e outras razões a fé cristão atravessa tantas épocas, ajusta-se a diversos povos e purifica culturas sem perder sua identidade…” Jesus é o mesmo ontem hoje e eternamente…” 25 no relacionamento do pecador com o Criador. Essa é a rocha da fé de Cristo Jesus. Deus Pai nos acompanha em cada mudanças dizendo: “Nunca te deixarei, nunca te abandonarei…” 26Sim enquanto você segue mudando e caminhando.

Esta mensagem responde à pergunta: Já notou como as constantes mudanças pela vida tornam você alguém em migração?

Tarefa para Hoje: Cuide de seu relacionamento com Deus Pai, pela fé de Cristo Jesus. Assim você recebe o Espirito Santo para ajustar-se a cada mudança e crescer na comunhão com Deus Pai.

24 João 17:3 Este evangelho escrito entre 80-90 d.C. pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus. 25 Hebreus 13:8,9 “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja fortalecido pela graça, e não por alimentos cerimoniais, os quais não têm valor para aqueles que os comem.” Esta carta exorta os novos cristãos judeus a não observarem mais rituais e cerimônias tradicionais, pois, em Cristo, eles já foram cumpridos. Pouco antes do no ano 70 d.C. quando Templo em Jerusalém foi destruído pelos romanos. 26 Hebreus 13:5 “Deus disse: de maneira alguma te deixarei, nunca, jamais te abandonarei.” Ibidem