share on:

10 de Março de 2020

Não me diga que você não sabe o que é visagismo! Visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa. Para isso é levado em conta suas características físicas e os princípios da linguagem visual. Isto é, harmonizar o estilo com a estética. E para isso se utiliza a maquilagem, o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos. Então você me diz: Mas qualquer cabeleireiro, qualquer barbeiro pode fazer isso. Sim, pode. Agora o visagista leva em conta outros aspectos de sua imagem, de sua aparência, de modo condizente com o seu estado, momento ou fase da vida.

Quando você pede para alguém ajustar o seu cabelo tem por objetivo ter uma aparência toda sua, que reflita seu estado interior, certo? Muito bem. Quantas vezes você tem satisfação no resultado obtido? Geralmente você já tem uma ideia do que quer, as vezes não. Hoje você sabe como sua aparência chega primeiro do que você em um encontro social. Antes de você dizer qualquer palavra, seus gestos, sua postura transmitem mensagens que chamamos “subliminares“.

Eu também não sabia da existência dessa ocupação profissional denominada Visagista. Mesmo que você não precise desse profissional nada impede que se informe do que se trata. Procure informações a respeito, certo?

A espiritualidade dada aos que seguem a Cristo Jesus vem dentro de um contexto mais amplo. Orienta da seguinte maneira: “Procurem o melhor em cada um e façam sempre o melhor que puderem para despertar o que há de melhor nos irmãos e irmãs. Mas também não sejam ingênuos. Analisem tudo e guardem apenas o que for bom. Joguem fora tudo que tiver ligação com o mal.“ 9

Eu sei que hoje as pessoas se vestem, se maquiam e cortam os cabelos, utilizam muitos enfeites de acordo com a tribo, ou grupo social a que pertencem. Então procure espelhar a sua aparência não com meros símbolos religiosos, mas com atitudes e aparência que condiga com a dignidade, valor, alegria que Deus Pai colocou em seu íntimo quando decidiu seguir a Cristo Jesus. Lembre-se: não existe uniforme ou roupa cristã, mas cristãos dentro de roupas.

Esta mensagem responde à pergunta: O que o visagismo tem a ver com sua aparência?

Tarefa para Hoje: Note como você faz bem se reflete no seu modo de vestir-se a dignidade, a alegria e o respeito ao grupo social a que pertence. Sua profissão, sua fé precisam ser refletidas na sua imagem. Mostre o que você é!

9 1 Tessalonicenses 5:15,21-22 Versão „ A MENSAGEM“ parafraseada Apóstolo Paulo escreve aos cristãos na Tessalônica por volta de 50 dC , o livro é marcado pelo agradecimento em relação ao crescimento da igreja na ausência forçada de Paulo