share on:

18 de Setembro de 2019

Quantas fotos você já tirou este ano? Uma foto sua, seja pequena ou grande, colorida ou em branco e preto, é um símbolo de você, de sua pessoa. É por isso que sua fotografia está na carteira ou em algum quadro junto de quem gosta de você. Também é a sua foto que é picada, rasgada, queimada quando alguém está com raiva de você. O símbolo é um objeto representativo, é uma imagem sua embora não seja você pessoalmente.

O Brasil também tem símbolos. Os símbolos nacionais brasileiros são as Armas (aquele brasão), o Selo, a Bandeira e o Hino Nacional. Está definido por lei quem, como, onde e quando esses símbolos devem ser usados. Esses símbolos devem ser utilizados com respeito, afinal são imagens, mas não são o próprio Brasil, percebe?

Agora tenho uma pergunta difícil para você avaliar: Jesus Cristo é o símbolo da bondade, do amor divino entre nós ou é o próprio Deus? Se Jesus é apenas um símbolo, ou personificação dessas virtudes você pode encará-lo de uma forma. Agora se Jesus é o próprio Deus encarnado4, na forma humana tudo vai muito além de guardar alguma foto ou correntinha no seu pescoço, certo? A diferença entre o símbolo e o que é o simbolizado que toda diferença na vida, ressurreição e morte de Jesus para sua espiritualidade. Se Jesus for mais do que mero símbolo, e for o verdadeiro Deus entre nós, então sua morte e ressurreição é capaz, tem o poder de reconciliar você, eu ou qualquer pessoa que nÊle crê com Deus Pai5.

Agora tem mais uma questão: O ser humano é um símbolo de Deus? Claro o ser humano não é Deus, mas reflete sua imagem. Por isso tratar o ser humano como mero animal racional, ou mera máquina de carne e osso é ofender, é ferir a glória divina6. Deus trabalha com o cristão para que ele vá se assemelhando a cada dia com Cristo Jesus. Este é o alvo divino para pecadores perdoados como eu e você, adotados na família, no convívio com Deus pela fé de Cristo Jesus. Então preste atenção em como você encara a si mesmo e os outros.


Esta mensagem responde à pergunta: Qual é a relação do símbolo, da imagem com a realidade que representa.

Aplicação para a sua vida: Veja em Jesus, não apenas a personificação de virtudes, mas o próprio Deus inserido na realidade do ser humano.


4 Mateus 1:23 “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado Emanuel, que traduzido é Deus conosco.” : Mateus foi o primeiro Evangelho a ser escrito por volta de 60-65 d.C. com o objetivo de mostrar que Ele é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.
5 2 Coríntios 5: 18 “Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por intermédio de Cristo e nos outorgou o ministério da reconciliação. ” Segunda carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade grega de Corinto no outono de 55,56 ou 57 depois de Cristo, defendendo sua autoridade apostólica e apontando os falsos apóstolos na igreja daquela cidade.
6 Efésios 4:22 (versão A Mensagem) “Busquem uma maneira completamente nova de viver – uma vida moldada por Deus, uma vida renovada no interior e que se demonstre na conduta de vocês, à medida que Deus reproduz detalhadamente o caráter dele em vocês. ” Carta do apóstolo Paulo escrita aos cristãos na cidade de Éfeso por volta de 62-63 d.C. enfatiza é o propósito eterno de Deus: Jesus Cristo é a cabeça da Igreja, que é formada a partir de muitas nações e raças.