share on:

18 de Setembro de 2020

Já notou a importância dos símbolos? Quando palavras não são audíveis normalmente as pessoas fazem gestos. Cada gesto tem um significado. Cada gesto é um símbolo de uma expressão. Então quando não se pode queimar ou repudiar um pais, queima-se a bandeira daquele pais. Quando não se pode matar alguém, celebra-se o enterro dessa pessoa que continua viva. No entanto o ato simbólico significa que ela não é mais útil enquanto viva.

O que acontece, quando um ser humano é desprezado, humilhado, caluniado? Apenas alguma desonra para sua família? Apenas alguma maldição manifesta através dos mais variados modos? Quando se assassina alguém ou sua reputação a quem na realidade se está atingindo? O próprio Criador do ser humano. Cada criminoso precisa sofrer as consequências da lei que quebrou, isso faz parte da justiça. No entanto trata-lo sem o devido respeito, é ferir a imagem e semelhança do criador.

Injuriar o pior criminoso, escarnecer dele, xinga-lo de todo e qualquer palavrão são símbolos apenas de desrespeito ao seu Criador. A devida aplicação do que a justiça ordena sim, esta ação é coerente com sua condição de infrator, seja qual for a pena.

Estou lhe dizendo isso para que você trate todo e qualquer injusto com respeito e dignidade para a devida aplicação das penas da lei. A sua ira, o seu sofrimento pelas perdas sofridas na injustiça cometida não servem de desculpas para você também quebrar a justiça. Por essa razão Jesus revelou que “… Chame um irmão de “idiota” e você corre o risco de parar num tribunal. Chame sua irmã de “burra”, e estará no limiar do inferno.”29 A espiritualidade cristã mantem a dignidade e respeito ao infrator pois a pena é a devida reprimenda pela sua transgressão.30 Menos ou mais do que isso é corromper a justiça. Seu amor a Deus pela fé de Cristo Jesus dá a você essa compreensão da justiça divina?

Esta mensagem responde à pergunta: As ofensas ditas ou feitas a um criminosos preso ou solto são justas diante de Deus Pai?

Tarefa para Hoje: Verifique como você se refere aos injustos e criminosos á sua volta?


Notas

¹ 29 Mateus 5:22 “Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.”

² 30 2 Samuel 16:5-14 Resumo: Rei Davi fugindo do filho usurpador do trono é xingado por Simei. Note como Davi reagiu. Leia o que disse ao seu filho herdeiro a respeito desse homem e que pena lhe foi imposta: 2 Reis 2:8-9 Note como Salomão agiu: 1 Reis 2:41-46. O desrespeito á ordem do rei foi devidamente justiçada como era comum naqueles dias.