share on:

25 de Setembro de 2020

Você já andou pelo gramado de um jardim só pra cortar caminho? Então você já viu jardins onde o trânsito de pedestres acabou criando um caminho de chão batido onde a grama não cresce. Ela é pisada pelos que passam por ali. O local calçado, preparado para o trânsito fica lá, como que inútil, pois vários fazem um caminho mais curto ou diferente.

Quando vejo pessoas atravessando estradas, pulando os muros que separam as pistas de avenidas expressas, vejo pessoas fazendo seu próprio caminho. Atropelamentos e acidentes acontecem porque as pessoas querem transitar por caminhos indevidos, perigosos. Não querem sujeitar-se ao caminho seguro mas que exige sacrificar a comodidade.

Quem anda com Deus, quem transita com Deus Pai, nesta vida, tem bem claro que Cristo Jesus é o Caminho para se andar com Deus Criador. Não há buracos ocultos. Até uma pessoa simples pode transitar com Ele. Notou? O caminho não é uma mera doutrina, leis, mas uma pessoa. Foi isso que Jesus deixou claro aos seus discípulos daqueles dias e de todos os tempos. “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” 11 . Não se trata de uma religião ou uma igreja, mas uma pessoa. A pessoa bendita de Cristo Jesus. Por isso cada discípulo de Jesus recebe o Espirito Santo, o Espirito de Cristo. Sem essa condição não é possível andar no caminho de Deus Pai e com Ele.

Embora seja um caminho acessível, sem armadilhas12, é um caminho estreito.13 Não há espaço para você andar de carro ou mesmo de moto. Por isso Jesus explicou que andar, transitar com Deus é uma trilha segura, mas estreita. Jesus vai a frente e você atrás. O caminho cômodo, largo, conduz para perdição, para longe de Deus. Você percebe a implicação de andar com Deus pelo caminho que é Jesus Cristo? Então não confunda andar com Jesus com a frequência a uma boa igreja ou meramente seguindo preceitos morais ou ética social. Trata-se de seguir a Jesus com o Espirito de Cristo. É assim que você anda com Deus Pai!

Esta mensagem responde à pergunta: Em qual caminho você transita com Deus nessa vida?

Tarefa para Hoje: Avalie se seu caminho para Deus consiste em seguir a pessoa de Cristo Jesus pelo Seu Espirito ou seguir uma religião e praticar o bem.


Notas

¹ 11 João 14:5,6 ”Disse-lhe Tomé: “Senhor, não sabemos para onde vais; como então podemos saber o caminho?” Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” Este evangelho escrito entre 80-90 d.C. pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus.

² 12 Lucas 3:3-6 “Ele percorreu toda a região próxima ao Jordão, pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados. Como está escrito no livro das palavras de Isaías, o profeta: “Voz do que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele. Todo vale será aterrado e todas as montanhas e colinas, niveladas. As estradas tortuosas serão endireitadas e os caminhos acidentados, aplanados. E toda a humanidade verá a salvação de Deus’”.

³ 13 Mateus 7:11-14 “Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem! Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas”. “Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram”. Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.