share on:

05 de Março de 2019

Se eu lhe perguntar agora, qual é a sua musica preferida, que resposta você me dá? Claro que você precisa pensar para responder. Talvez seja a melodia ou a letra ou quem canta, quem interpreta. Muito bem! Agora se lhe lhe pergunto qual é o gênero dessa sua música predileta você sabe me dizer? Axé, bolero, clássica? Existem mais de 76 gêneros dos mais conhecidos no Brasil. Se você sabe o gênero de sua música predileta, pode reconhecer as características.

Muitos dizem que depende da hora, do lugar, do seu estado emocional. É assim, os sons da música servem como que canais para traduzir as sensações, os pensamentos e o ritmo que você vive. Você já percebeu em um filme, novela ou cena como a música reforça o clima daquele momento?
Por causa da letra e do ritmo muitas vezes a música fica associada a comportamentos lícitos ou ilícitos, Interessante, não é? No entanto, em cada época a música participa da vida daquela geração em todos os momentos com todas as motivações. Por isso há músicas que marcaram épocas na sua própria vida. São lembranças agradáveis ou desagradáveis.

As musicas clássicas, executada por orquestras não são a preferência popular. Elas tem seu próprio contexto de representação. Exigem um gosto diferente pois não falam, nem contam do cotidiano do século 21. No entanto reúnem instrumentos diversos e descrevem situações de vida sem letra, apenas com melodias e efeitos.

Há músicas para muitos gostos, momentos e atividades. Então, na sua caminhada com Deus Pai, pela fé de Cristo Jesus, suas músicas prediletas terão características concernentes á sua vida com Deus. Há musicas que não são sacras, consagradas ao culto, mas fazem referência a situações em que Deus se revela a você. Já experimento isso? Isso é maravilhoso. Deus fala com cada um de modo a ser compreendido somente pela pessoa. Toda fala divina sempre conduz o coração humano ao Seu amor revelado em Cristo Jesus. Essa música pode e precisa ser cantada por você, com o seu ritmo, com sua melodia. Ela conta de suas diversas experiências com Deus, em lugares diferentes. Essa é uma pequena parte do grande tesouro que você vive pelo Espirito Santo de Deus.


Aplicação

Esta mensagem responde á pergunta: Por qual razão a música é significativa para você?
Aplicação para a sua vida: Aprenda não apenas a ouvir a música ou cantá-la, mas perceber Deus Pai, falando com você, através de Cristo Jesus.


2 Samuel 6:5 ”Davi e todos os israelitas iam cantando e dançando perante o Senhor, ao som de todo o tipo de instrumentos de pinho, harpas, liras, tamborins, chocalhos e címbalos.” Sob o reinado de Davi, a nação se unificou e se fortaleceu. No entanto, depois dos pecados de Davi, adultério e assassinato, tanto a nação como a família do rei sofreram muito.
Salmos 40:2 ”…tirou-me do fosso fatal, do charco lamacento, assentou meus pés sobre uma rocha e orientou meus passos. Em minha boca colocou uma nova canção, um cântico de louvor ao meu Deus. Que muitos possam compreender o que me aconteceu e venham a adquirir confiança e temor no SENHOR.” O livro de Salmos é composto de cento e cinqüenta cânticos, orações e poemas compostos por Davi Moisés e muitos outros profetas a mais de 200 anos a.C.