share on:

09 de Fevereiro de 2020

Outro dia alguém me falou: “-Sabe que eu tenho 3 vidas? Uma é a “minha vida”, como eu a conheço e vivo. A outra “minha vida” é aquela que o povo á minha volta vive cuidando, dando palpite, espionando e criticando. E a terceira “minha vida” que as pessoas inventam para mim. Dizem o que faço o que não fiz, que digo o que eu não disse e que eu sinto sem mesmo estar dentro de mim. Durma com um barulho desse! ”

Então me surgiu a questão: Será possível cuidar de alguém, sem cuidar da vida dela? O que você pensa a respeito? Quando você cuida de um idoso ou de uma criança da a ela o que você pode e deve, para que ela tenha condições dignas de existência. Outro aspecto semelhante ou similar, mas diferente, é fiscalizar o que o outro faz, ou deixa de fazer. O que diz e o que deveria dizer e por fim como deve sentir ou não sentir diante das situações da vida. Fica claro para você?

Esta situação nem é nova. Relatos da igreja primitiva trazem orientações para confusões desse tipo quando declara: “Pois ouvimos que alguns de vocês estão ociosos; não trabalham, mas andam se intrometendo na vida alheia. A tais pessoas ordenamos e exortamos no Senhor Jesus Cristo que trabalhem tranquilamente e comam o seu próprio pão”8 A intromissão além de certo limite é próprio da “falta do que fazer”. É importante você conhecer o contexto dessa orientação bíblica para não “cuidar” da vida dos outros.

Por outro lado Deus, perguntou a Caim no final de um dia: “-Onde está Abel, o teu irmão?” E Caim respondeu: “-Não sei; sou eu guardador, zelador do meu irmão?”9 Então ele sabia muito bem onde estava o Irmão que ele havia assassinado.

O zelador cuida das pessoas que moram no prédio e não da vida delas. Sua tarefa é dar segurança para os moradores. Quando Deus pergunta para você :”-onde estão aqueles irmãos que faz tempo que você não vê”, não é para você acompanhar a vida dos outros como novela. Trata-se de um cuidado amoroso que protege sem se meter ou interferir. Difícil? Talvez! Vale a pena você compreender essa faceta da comunhão cristã. Você já a compreende?

Esta mensagem responde à pergunta: O que caracteriza a vida guiada pela sorte?

Tarefa para Hoje: Se você resolver conhecer a Deus Pai através de Cristo Jesus experimentará da segurança e amor vindo de Deus para seu coração.

8 2 Tessalonicenses 3:11-12 ”Pois ouvimos que alguns de vocês estão ociosos; não trabalham, mas andam se intrometendo na vida alheia. A tais pessoas ordenamos e exortamos no Senhor Jesus Cristo que trabalhem tranquilamente e comam o seu próprio pão.” Como em sua primeira carta, o apóstolo Paulo fala do retorno de Jesus ao mundo. Também trata de preparar os cristãos para a vinda do Senhor. 9 Gênesis 4:9 9 E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Neste primeiro livro da Bíblia é narrada a criação, a relação de Deus com o homem e da promessa de Deus a Abraão e seus descendentes