Compartilhe em:

10 de Março de 2019

Diga aqui pra mim: quanto você está pesando? Está acima do seu peso normal? Eu também… Isso acontece porque não gastamos toda a energia que temos. Comemos bem e não utilizamos toda a energia produzida. Alguns tem problemas endócrinos que desregulam o funcionamento do organismo. Agora engordar por comer mais do que gasta de energia é considerada a doença do século. Sedentarismo é definido como a falta, ausência ou diminuição de atividades físicas ou esportivas.

Estamos cansados de ouvir que a ausência de atividades físicas provocam um processo de regressão funcional, perda de flexibilidade articular além de comprometer o funcionamento de vários órgãos posteriormente distinguindo-se um fenômeno associado à hipotrofia de fibras musculares, além de ser a principal causa do aumento da ocorrência de várias doenças, como a Hipertensão arterial, diabetes, obesidade, aumento do colesterol e infarto do miocárdio. A vida sedentária pode também ser causa direta ou indiretamente de morte súbita.

Você e eu sabemos tudo o que precisamos ou devemos fazer, mas só que não! Exercícios exigem tempo, lugar e até roupa apropriada. Nossa rotina diária e de trabalho tornou-se quase que um fóssil, sabe, aquelas peças de pedras que trazem a imagem de animais alcançado pelos vulcões? A vida nos alcança com a rotina avassaladora e nos petrifica, nos mantem presos, incapazes de escapar.

Dei uma paradinha agora mesmo e dei uma varrida no quintal de casa. É assim que pretendo começar. Pausas nas atividades rotineiras para uma caminhada ou algum exercício. Enquanto você e eu somos jovens isso não faz muita diferença, mas depois de algum tempo a fatura da saúde chega e aí, é preciso paga-la. Não há como escapar. As comodidades de ônibus na porta de casa, escadas rolantes exigem cuidados da saúde sem idolatrar o corpo. Isso exige equilíbrio. Disciplina para romper rotina é um grande desafio. O corpo não ajuda, aliás até impede. Somente a mente, o entendimento, dá a mim e a você a força, motivação e compreensão. Quando você se orienta pelo que sabe e não apenas pelo que sente exercita a fé humana. Que tal, gostou dessa conclusão? A vida cristã segue esse mesmo desafio! Então vamos juntos! Levante-se agora e agache, abra os braços, dê uns santitas só pra não esquecer o que conversamos agora.


Aplicação

Esta mensagem responde á pergunta: O que é o sedentarismo para você?
Aplicação para a sua vida:
Começar a agir com o impulso dado pelo bom senso antes que seja tarde. Cuide do seu corpo pois é também o templo onde o Espirito Santo de Deus habita.


1 Coríntios 10:31 “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus.“ Entre 55 a 57/ o Apóstolo Paulo d,C responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto: espírito sectário, incesto, processos, fornicação, casamento e divórcio, ingestão de alimentos oferecidos a ídolos,uso do véu, a Ceia do Senhor, dons espirituais e a ressurreição do corpo.