share on:

10 de Outubro de 2020

Como está sua saúde menta? Sim, como você encara e avalia a saúde mental. Ela no seu corpo e no modo como você reage ao ambiente. A doença mental é facilmente concebida como uma fraqueza pessoal, uma condição que não deveria acontecer e impede você de fazer o que deve, o que precisa e não faz.

Justamente pelo preconceito e julgamento, quem quer ser encarada como uma pessoa com transtorno mental ou sem saúde mental? Isso é ser encarada como uma pessoa fraca ou descontrolada, algo que vai desde questões morais até as questões éticas.

Muita gente está deprimida, ansiosa, mas não está internada.26 Como você ainda consegue funcionar na sociedade trabalhando, na escola, sem grande alarde todos acham que você está bem. Combater o preconceito é o esforço consciente de conviver não afasta quem é “diferente”. Falta, da parte de cada um, a empatia e flexibilidade suficiente para encontramos o ponto comum. Uma criança autista, por exemplo é capaz de aprender, mas de uma outra maneira. Não é que ela não sabe brincar, ela brinca sim, mas de outro jeito. Mas a vida corrida não facilita tirarmos tempo de aprender o outro jeito de desenvolver a rotina. Percebe? Não feche os olhos para si procurando imitar todo mundo. Você precisa perceber sua maneira de viver e saber que ela é sua. Sua saúde mental exige atenção primeiramente sua.

Não despreze as repreensões, advertências ao que ouve e sente. Identificar seus valores, alimentação apropriada para você, exercício físico que combinem com suas práticas de mente-corpo, espiritualidade, relacionamentos, ambiente físico/contato com a natureza…

São com tais recursos que a espiritualidade cristã… baseada no amor, graça e santidade divinos se firmam. Saúde mental vem através da renovação no modo de pensar27. Conhecer a Deus através da revelação dada por Cristo Jesus é dar, a sua saúde mental, o tratamento divino para viver a realidade aqui e agora em harmonia com o Criador e com você nas suas imperfeições ou diferenças. A saúde mental não pode estar desconectada da saúde do corpo, porque saúde é uma só e envolve cada quadrante de sua existência.28 Então pergunto: Percebeu a importância de sua saúde mental para a saúde da sua vida?

Esta mensagem responde à pergunta: Qual o princípio ativo da saúde?

Tarefa para Hoje: Tenha em mente que a saúde física depende de uma saúde psicológica, psíquica e espiritual e não apenas de condições externas ideais.


Notas

¹ 26 Filipenses 4:6 “Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; 7 e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. 1 Pedro 5:6,7 ”Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”

² 27 Romanos 12:3 “Pela graça que me foi dada, digo a todo aquele que está entre vós, que não pense de si mais do que convém, mas dirija a sua atenção para pensar sabiamente, conforme a medida da fé que Deus a cada um repartiu.” Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58 d.C.. descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que creem em Cristo.

³ 28 Baseado no texto encontrado em https://www.einstein.br/saudemental Soraya Souza Cruz da Coordenadora de Ensino – Educação em Saúde em 24/09/2020