share on:

02 de Setembro de 2019

A saudade já existia antes da invenção da pintura ou mesmo da fotografia. Pois é, a saudade é a fotografia da alma. Você fotografa os momentos em lugares, com pessoas para guardar as imagens, mas a saudade deixa imagens na sua lembrança, na sua alma, no seu espírito, na sua história.

Você e eu temos saudades de alguns momentos da vida, não é? Saudade da infância, saudade de um tempo que não volta mais. São boas lembranças. Saudades é um álbum de fotos bonitas, maravilhosas.

Só há um perigo: quando vivemos o presente cultivando a saudade, o passado, este perigo tem um nome bonito: saudosismo. Há momentos que na vida não se pode olhar para trás. Não há meios de vencer barreiras, desafios olhando-se para trás. É preciso olhar para frente!

Saudade tem hora. Saudade tem história, mas saudade não tem presente nem futuro. Uma mulher deixando sua querida cidade para trás cultivou a saudade e morreu, paralisada como uma estátua de sal3.

Jesus mesmo advertiu que se alguém põe a mão no arado e fica na saudade, olhando para trás não chega a vida madura com Deus ou com quem quer que seja4.

A sabedoria milenar, registrada por aqueles que creem em Deus Pai, aconselha: “Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta. ”5 Então curta a saudade mas escape do perigo de idolatrar a saudade.

Se hoje você experimentar alguma saudade vá lá! Olhe suas fotos. Ligue para os antigos amigos. Lembre-se dos tempos passados louvando a Deus Pai, mas depois, imediatamente aproveite o dia de hoje com realidade, não com saudade, viva de tal modo com Deus hoje, agora para que amanhã você tenha esperança viva da vida com o Senhor Jesus e não apenas saudade de hoje.

É maravilhoso ter recordações do passado, no entanto você corre o perigo de voltar para lá e não retornar para o presente. Isso comprometerá o futuro. É por isso que a fé se baseia no que o Espirito de Cristo Jesus nos leva a viver hoje, aqui e agora. Sem isso seu futuro não será presente com o Pai.


Esta mensagem responde á pergunta: A fotografia como a saudade são momentos gravados em imagens e lembranças?

Aplicação para a sua vida: Cultive suas lembranças, celebre sua saudade, mas não se fixe no passado. Fixe sua atenção no seu presente caminhando com Deus pela fé de Cristo Jesus sempre terá lembranças divinas.


3 Gênesis 19:24-26 Gênesis 19:26 Então o Senhor fez chover enxofre e fogo, do Senhor desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra; E destruiu aquelas cidades e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra. E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.
4 Lucas 9:61,62Lucas 9:61 ” Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.”
5 Eclesiastes 7:10Eclesiastes 7:10 “Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta.”