share on:

22 de Fevereiro de 2020

Eu admiro a desfile das escolas de samba no carnaval. O empenho, a criatividade, a organização. Você sabia que bem no início dessa expressão carnavalesca, aqui no Brasil começou em forma de procissão com quadros móveis? Por volta de 1.600 as procissões eram formadas por alas iguais às das atuais escolas de samba. Cada uma representava uma cena religiosa, fazendo um teatro móvel. Lá já havia uma competição entre elas. Tudo isso num desfile com conteúdo religioso cristãos. Daí para o espetáculo que hoje se vê foi necessário apenas investir em tecnologia.

O que mais você sabe a respeito do Carnaval? Antes do cristianismo, no império romano já existiam diversas festas como aquela ao seus Baco, deus do vinho. Outras características comuns do carnaval incluem batalhas simuladas, como lutas de alimentos; sátira social, zombaria das autoridades e uma inversão geral das regras e normas do dia-a-dia. Trata-se de uma festa do mundo ocidental onde o cristianismo católico foi influente.

O cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano no ano 380 por ordem do imperador Teodósio I, que tomou a medida numa lei conhecida como Édito de Tessalônica. Esse foi o ponto alto de um processo político religioso já iniciado 67 anos antes. No entanto os 40 dias antes da páscoa O Papa Gregório Magno (de quinhentos e noventa a seiscentos e quatro- que decidiu que o jejum começaria na quarta-feira de cinzas. Todo o evento carnavalesco era estabelecido antes do jejum, para criar uma divisão clara entre o pagão e o costume cristão. Poderia participar da Páscoa somente aqueles que durante quarenta dias antes da páscoa cumprissem um tempo de jejuns com rigorosos costumes, se confessassem na Quarta-feira de Cinzas e apresentassem uma oferta. As pessoas então se esbaldavam naqueles dias de carnaval já que ficariam 40 dias sem a prática dos seus costumes pagãos.

Compreender como o Espirito de Cristo Jesus responde as pessoas que participam ou não dessa festa é fundamental para um diálogo com os jovens e adolescentes nos dias de hoje.1 O Espirito de Cristo tem respostas profundas ao anseio humano por alegria e não por meras mudanças sociais, políticas, econômicas que se expressam superficialmente nesses poucos dias. Vamos, volte-se para Cristo Jesus em Espirito e conheça o evangelho de nosso Deus e Criador.

Esta mensagem responde à pergunta: Qual a necessidade de entender o diálogo entre o espírito carnavalesco e o Espirito de Cristo Jesus?

Tarefa para Hoje: Comece conhecendo as bases da alegria divina vinda de Deus para os que se voltam para Cristo Jesus.

1 Colossenses 2:20-23 Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.