share on:

08 de Fevereiro de 2019

Como você reagiu quando percebeu que estava invejando alguém?

Aquele misto de aborrecimento e injustiça de que as circunstâncias são mais favoráveis a outras pessoas em relação a você. A inveja se aborrece profundamente pelo sucesso que outro ser humano pode conquistar
ou recebeu.

A inveja não se alegra com o sucesso do outro, com a alegria de quem ganhou o que você gostaria e, até mesmo, enquanto você passa por grandes prejuízos e dificuldades.

Você teme a inveja dos outros?

Você explica seus fracassos culpando a inveja dos outros?

A inveja é um dos sete pecados capitais, porque acredita que Deus, o Criador, é injusto. Esse Deus ou o destino, deu bem mais ao outro do que a você. A inveja impede de que seus prisioneiros reconheçam suas boas oportunidades e potencialidades.

Por isso, o invejoso se afasta e se rebela contra qualquer que seja o conselho. A inveja revela o princípio do pecado mortal, isto é, sem perdão, pois está a pouquíssimos passos de lamentar as bênçãos que Deus dá aos outros, mas menospreza as bênçãos que recebe Dele.

O contrário da inveja é a caridade, mais conhecida por amor. Aquele tipo de amor que temos ao ver a felicidade das pessoas que nos sãos queridas e, até mesmo, das que não conhecemos. Ver que elas agora têm melhores condições de vida, por exemplo.

Deus diz que está caridade move as pessoas pela bondade, não se alegram com a injustiça, mas se alegram com a verdade. Não guardam rancor, não vivem à cata somente dos seus próprios interesses e não se consideram melhor ou pior do que os outros.

A virtude da caridade ou do amor tem uma natureza diferente do amor dos pais, dos amigos e do cônjuge. Ela tem uma natureza mais abrangente. Por isso, é uma virtude oposta ao pecado da inveja é a caridade. Aquele afeto, alegria e reverência à Deus pelo que outro recebe.

Deus nos informa em Sua Palavra que, este amor, é derramado em nosso coração pelo próprio Deus quando nos voltamos para Cristo Jesus em confiança, recebendo então o perdão divino. Ele está acessível a você. Não é possível livrar-se da inveja sem conhecer mais profundamente o amor de Deus, revelado por Cristo Jesus.

Venha conhecer Jesus pelo estudo de Sua Palavra e o culto à Deus e, somente assim, poderá experimentar deste amor muito mais poderoso que a inveja.


Aplicação

• Esta mensagem responde à pergunta: No contraste da inveja entre a caridade, você consegue perceber a necessidade de uma mudança que só o amor de Deus produz no seu íntimo?
• Tarefa para Hoje: Não é possível diminuir o grau da inveja se não for no processo de aumentar o amor, intimidade e alegria por parte de Deus Pai.


8 I Coríntios 13:4-6 Entre 55 a 57/ o Apóstolo Paulo d.C. responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto: espírito sectário, incesto, processos, fornicação, casamento e divórcio, ingestão de alimentos oferecidos a ídolos,uso do véu, a Ceia do Senhor, dons espirituais e a ressurreição do corpo.
9 Romanos 5:5 “E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.“ Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58 d.C. descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que creem em Cristo.