share on:

19 de Setembro de 2019

“É vermelho!”/- “Não é não, é ‘cor de sangue’”. /- “É vermelho!” /- “Não é não!” Minha primeira discussão sobre cor quando criança foi assim. A designação “vermelho” para mim não dizia nada, mas “corde- sangue” era tudo!

Assim as crianças associam as cores ao que percebem da natureza. O azul é “a-cor-do-céu”, ou o marrom “a-cor-da-terra”, o preto é a do “acor- do-escuro”. Nosso poeta Drummond de Andrade disse: “Pintor sem tinta, soldado sem fuzil, mulher sem graça. É tudo a mesma desgraça”. Pois é, sem as cores tudo perde o poder parte de sua identidade. Percebe, as cores dão graça e vida?

Agora, note como as cores são símbolos de seus valores, suas preferências afetivas e até morais? Quantas brigas e guerras aconteceram na escolha das cores? Quais as cores que você tem mais visto nesses dias desse mês? As cores também são utilizadas como símbolos, seja de ideologia, humor, segurança, perigo. Atravessar uma avenida desrespeitando as cores no transito é colocar em perigo sua própria vida. Quantas doenças afetam a cor do seu corpo, de sua pele?

As cores realçam o que exige destaque. Por isso quando Deus Pai, o Criador chama o ser humano para conversar começa dizendo: “Ainda que seus pecados contra mim, seus desaforos, rebelião, sejam tão visíveis quando uma bandeira vermelha, serão transformados em uma bandeira de cor branca, uma bandeira de paz, de reconciliação”7.

Ah! As cores! Quando o vermelho da raiva ou vergonha iluminam o seu rosto, quando o pálido, do “branco como cera”, surgem como sinal do choque emocional que tomou conta de você revelam como as cores mostram como você fica. As mudanças nas relações consigo, com os outros e com Deus se refletem até em nossas preferências pelas cores. Por isso a vida ganha mais cor quando seu relacionamento com Deus, pela fé de Cristo Jesus vai se firmando em sua vida. A alegria de viver, a dor pelas misérias e injustiças, enfim o novo relacionamento com Deus dá vida as suas cores8. Sim, sua vida passa a ter cores, mais vivas porque onde o Espirito Divino dirige o relacionamento com a existência aí há liberdade para viver com o Pai em segurança, alegria e justiça.

É desta mudança colorida que você precisa!


Esta mensagem responde à pergunta: Como você avalia a importância das cores na sua vida?

Aplicação para a sua vida: Leve a sério as cores, seja na sua pele, no trânsito, na saúde. Certamente isso lhe dará maior consciência dessa capacidade de ver, decidir e existir.

.


Isaias 1:18 “Vinde então, e argui-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.” : O profeta Isaías, (teria vivido entre 765 AC e 681 a.C), cujo nome significa “Jeová salva” ou “Jeová é salvação” exerceu o seu ministério no reino de Judá durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias mencionados no Antigo Testamento.
8 Ezequiel 17:24 “Todas as árvores do campo saberão que eu, o SENHOR, faço cair a árvore alta e faço crescer bem alto a árvore baixa. Eu resseco a árvore verde e faço florescer a árvore seca. “Eu, o SENHOR, falei, e o farei”. O profeta Ezequiel no Antigo Testamento proclama o sinal da onipotência de Deus.” A mensagem de Ezequiel foi dada aos judeus cativos na Babilônia. Ezequiel usou histórias e parábolas para falar do juízo, da esperança e da restauração de Israel.