share on:

23 de Outubro de 2020

O que acontece com você agora? Esse desânimo, essa falta de vontade de encarar os desafios que povoam sua vida parecem minar, drenar, tirar suas forças. Então aparece alguém bem intencionado lhe dizendo: “O cair é do homem, mas o levantar é de Deus”. É uma frase interessante. Em algumas ocasiões esse lembrete onde a referência divina é mencionada, parece que lhe dá algum ânimo. No entanto há outras ocasiões que essas palavras não são suficientes para levar você a se mover. Sim, você está sem força alguma. Parece que nem Deus é capaz de fazer você funcionar.

Assim é que muitas expressões que mencionam o nome de Deus estão mais para autoajuda do que para uma ajuda do alto. Então, diante de uma frase dessa é preciso você saber que ela não está registrada na narrativa bíblica. Não, não está! Há, na bíblia, em Provérbios uma referência com um sentido totalmente diferente. Nele é dito que: “Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal”.7 O sentido é que a pessoa que experimenta da justificação dada pelo Criador pode cair, no entanto se levantará. A convicção na sua comunhão com Deus Pai será como que uma motivação de natureza divina que não lhe permitirá ficar prostrado, derrotado. No entanto o ímpio, aquele que apesar de conhecer o que Deus diz, não crê nÊle, que não tem qualquer vínculo de intimidade com Deus Pai, estará constantemente tropeçando no mal.

Deixe-me ler o contexto desse trecho bíblico. Ele diz assim: “Não armes ciladas contra a habitação do justo, ó ímpio, nem assoles o seu lugar de repouso, Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal.” 8 Note que o contexto é uma comparação entre o justo e o ímpio e não uma mera generalização de que o cair é do homem e o levantar-se é de Deus. Notou a importância de acessar de conhecer a referência completa? Faça sempre assim!


Esta mensagem responde à pergunta: Por que o dito O cair é do homem, mas o levantar é de Deus não tem fundamentação cristã?

Tarefa para Hoje: Compreenda exatamente o que Deus diz em sua Palavra para não confundir ditados populares com as revelações divinas. Faça isso para não cair no engano.


Notas

¹ 6 https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-aviador/

² 7 Provérbios 24:16 Escrito por volta do século X e século VII a.C. aproximadamente 700 A.C .conhecido pela sabedoria que começa com Deus é a base para muitas exortações práticas das epístolas no Novo Testamento.

³ 8 Provérbios 24:15,16 ibidem