share on:

26 de Fevereiro de 2020

Conheci a árvore Quaresmeira quando a vi cheia de flores, junto a uma casa numa fazenda. Ela floresce nesse período que antecede a Páscoa, no período da quaresma. Você já a viu no seu bairro ou na sua cidade?

A palavra Quaresma vem do latim quadragésima. Designa o período de quarenta dias que antecedem a festa mais significativa da fé cristã: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa.

Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum e por volta do ano 350 d. C. a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.

No número quarenta foi a duração dos dias do dilúvio, dos quarenta anos da peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.

Certa vez pedi um prazo de quarenta dias para dar uma resposta a um convite. Estava profundamente amargurado com o serviço prestado a Deus, em nome de Cristo Jesus. Pedi a Deus que durante este tempo limpasse o meu coração do ressentimento específico as pessoas envolvidas. Durante aqueles dias, nada fiz por merecer aquela mudança no meu íntimo, foi pura expressão da graça divina. Lá pelo trigésimo oitavo dia acordei com o céu limpo, sem qualquer nuvem, ensolarado. Assim estava o meu coração naquela manhã, livre das nuvens de amargura e ressentimento. Então respondi positivamente ao convite feito.

Este tempo da quaresma é oportuno para você também pedir a Deus que lhe mostre a realidade do perdão e amor divinos. A morte e ressurreição de Cristo Jesus é a base para sua reconciliação com Deus Pai. Você quer?

Esta mensagem responde à pergunta: O que é a Quaresma?

Tarefa para Hoje: Experimente tirar um tempo desse para conhecer melhor o que Cristo Jesus tem poder para operar no seu relacionamento com Deus Pai.