share on:

07 de Fevereiro de 2020

Você chegou a conhecer uma gráfica antiga? Ahh, você precisava ver. Eram caixinhas cheias de letrinhas de chumbo. As palavras eram compostas letra por letra. Depois, amarradas eram colocadas na prensa e formavam as páginas. Era um trabalho gigantesco. No entanto, depois de prontas para a impressão eram milhares de cópias. Antes disso o trabalho gráfico era ainda maior. Cada livro era copiado a mão. Cada livro então era mesmo muito caro.

Tive um amigo que trabalhou como gráfico por muitos anos. Seu constante contato com o chumbo dos pequeninos tipos afetou sua saúde seriamente. O que ele imprimia, nem eram palavras ou pensamentos dele no entanto foi contaminado pelas notícias e informações que dava a muitos, por causa daquele tipo de material.

Hoje tudo é bem diferente. De qualquer modo, a vida dos gráficos modernos só e afetada, não pelo chumbo, mas pelo que imprimem. Hoje, o que você escreve nas redes sociais tem um efeito muito maior e mais rápido do que o trabalho dos gráficos.

Uma mulher, apanhada em adultério, em uma sociedade conservadora foi levada, pelos religiosos de plantão, daqueles dias. Trouxeram-na a presença de Jesus, o defensor da santidade, da espiritualidade verdadeira. Na realidade desejavam apanhar Jesus em alguma contradição teológica, moral, ética. Depois que expuseram a moça a vergonha pública, esperaram de Jesus a resposta. Jesus parecia desatento enquanto escrevia nas areias do chão. Os acusadores exigiam de Jesus uma resposta: Apedreja-la como ordenava a lei religiosa ou não? Então Jesus finalmente respondeu: “Quem não tem pecado que atire a primeira pedra. ”3 Esta é a única menção de que Jesus “escrevia”. Sim, como um gráfico ele escrevia. Não se sabe o que. No entanto o que Ele “escreveu na consciência de cada um dos que estavam ali, até mesmo da mulher tinha um desafio profundo e de valor eterno.4 Quando você acusa alguém, apanhado no erro, acredita que ainda que tem maior honestidade que o criminoso, diante do que está escrito na Lei divina.

Preste atenção onde você anda escrevendo. Preste muita atenção de quem você está escrevendo, ou mesmo falando. O que está escrito na Lei de Cristo Jesus é que cada um de nós dará contas a Deus Pai pelo que falou, pelo que escreveu a respeito de si e dos outros.5 O que você está fazendo?

Esta mensagem responde à pergunta: Por que a profissão do gráfico é importante?

3 João 9:7 7 Eles continuaram a exigir uma resposta, de modo que ele se levantou e disse: “Aquele de vocês que nunca pecou atire a primeira pedra”. Este evangelho escrito entre 80-90 d.C. pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus. 4 Efésios 4:29 “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.“ Carta do apóstolo Paulo escrita aos cristãos na cidade de Éfeso por volta de 62-63 d.C. enfatiza é o propósito eterno de Deus: Jesus Cristo é a cabeça da Igreja, que é formada a partir de muitas nações e raças 5 Mateus 12:36 ”Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.”.