share on:

24 de Outubro de 2019

Quando você acompanha os acontecimentos internacionais, o que vem a sua mente quando ouve a respeito da Organização das Nações Unidas (ONU), ou simplesmente Nações Unidas?

A ONU foi estabelecida em 24 de outubro de 1945, com 51paises membros. Hoje são 193. A sua sede está localizada em Manhattan, Nova York, e possui extraterritorialidade. Isso significa que leis da cidade e do estado de Nova Iorque não são aplicadas no espaço da sede da organização; o que não retira, contudo, a punibilidade de atos criminosos. A organização é financiada com contribuições avaliadas e voluntárias dos países-membros. Os seus objetivos incluem manter a segurança e a paz mundial, promover os direitos humanos, auxiliar no desenvolvimento econômico e no progresso social, proteger o meio ambiente e prover ajuda humanitária em casos de fome, desastres naturais e conflitos armados.

A iniciativa é muito apropriada, certo? No entanto os conflitos no planeta continuam. Uns são super noticiados e outros ganham qualquer manchete. Por que? Porque os mais diversos interesses também controlam esse organismo internacional. Certamente a ONU tem contribuído para amenizar conflitos e evitar guerras globais como foram a primeira e a segunda guerra mundial no século XX. No entanto não conseguiu evitar os conflitos que eram guerras em 8 países. As mortes causadas por organizações criminosas e terroristas são crescentes em muitos países sem conflitos com outros.

Entre os vários monumentos no pátio ao redor do prédio da ONU há o “muro de Isaias” e próximo uma estátua. No muro apenas parte do texto do profeta Isaias que diz: “…e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear. ” No entanto o texto completo, não está no muro e começa com uma convocação a todos os povos buscarem a Deus e Pai da narrativa bíblica10.

Somente quando Cristo Jesus se manifestar visivelmente e todos os povos procurarem o Deus que só Ele revela o ser humano conhecerá a paz completa. As nações serão unidas pelo amor e justiça divinos. Hoje essa realidade é esperada pelos que conhecem a reconciliação com Deus Pai pela fé de Cristo Jesus. Você está entre estes?


Esta mensagem responde à pergunta: O que você sabe dos objetivos das Nações Unidas?

Aplicação para a sua vida: A promoção da paz está na composição da espiritualidade cristã primeiramente individual e depois entre povos, línguas e nações. A perfeita paz só com a vinda de Cristo Jesus.


9https://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas
10 Isaías 2:1-4 Leia todo o trecho.